Educação
Indisciplina é apontada como indicador de violência nas escolas
Mapeamento passará a ser online a partir de 1º de fevereiro, para permitir o acompanhamento diário da situação em todo o Estado
Indisciplina é o maior indicador de violência encontrado nas escolas da região de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de acordo com o último levantamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). O mapeamento passará a ser online em todo o Estado a partir de fevereiro, para permitir às instituições o acompanhamento de seu desempenho. É uma forma também de monitorar a violência diariamente.
A coordenadora regional da Cipave, Dóris Noronha, ressalta que a indisciplina é o primeiro sintoma para a violência e, se não houver uma intervenção adequada, pode tomar dimensão e avançar. "Existe a necessidade de estar mais atento porque a indisciplina resulta em outros tipos de violência", comenta, ao exemplificar que uma resposta mal dada ao professor pelo aluno caracteriza isso, da mesma forma que um empurrão entre estudantes.
Os professores das 53 escolas da rede estadual de Pelotas e de municípios polo participaram de 40 horas de formação em 2016, com representantes do Juizado da Infância e Juventude, Saúde Mental, Ministério Público e Delegacia da Mulher. Desde então são debatidos os tipos de estratégias que as escolas podem lançar para melhorar o ambiente de convivência.
Ações voltadas a melhorar a comunicação, valores, respeito mútuo, saber ouvir o outro, mediação de conflitos, entre outras são defendidas como estratégias para melhorar as relações nas escolas. Antes, o mapeamento dos resultados era divulgado semestralmente, agora poderá ser acompanhado no dia a dia da comunidade escolar. "O lançamento online vai permitir que as escolas insiram os dados de cada uma", salienta.
Qualquer instituição que enfrentar uma situação de violência registrará no site da Cipave (www.cipave.rs.gov.br) e no final de cada ano será feito um relatório e o planejamento para combate aos focos de violência. Conforme Dóris, no início do ano letivo será desenvolvido o projeto Aluno Acolhedor, que consta de uma recepção mais afetuosa aos novos alunos, em uma ação a cargo de comissão de estudantes em cada educandário.
Também serão distribuídas cartilhas a professores e alunos sobre vários temas, inclusive bullying e drogas. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) esclarece que, a partir do dia 1º de fevereiro, as escolas responderão questionário com 19 perguntas e a cada três meses será divulgado um novo levantamento. Uma das novidades do novo sistema é o gráfico de desempenho.
Cada diretor de escola terá uma login e uma senha para inserir diariamente os seus dados. No momento em que as respostas forem incluídas, um gráfico se abrirá na tela e irá permitir que as escolas acompanhem o resultado de suas ações.
Funções da Cipave
- Identificar situações de violência, acidentes e causas
- Definir a frequência e a gravidade com que ocorrem
- Averiguar a circunstância em que ocorrem estas situações
- Planejar e recomendar formas de prevenção
- Formar parcerias com entidades públicas e provadas para auxiliar no trabalho preventivo
- Estimular a fiscalização por parte da própria comunidade escolar, fazendo com que zele pelo ambiente escolar
- Realizar estudos, coletar dados e mapear os casos ocorridos que envolvam violência e acidentes, para que sejam apresentados à comunidade e às autoridades, proporcionando que estas parcerias auxiliem no trabalho de combate e prevenção dos acidentes e violência na escola.
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