Ano letivo
Iniciam as aulas do primeiro semestre na UFPel
Não houve calourada este ano, a recepção aos novatos ficou por conta de cada uma das unidades
Jô Folha -
O ano letivo teve início na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nesta segunda-feira (26), com o retorno de mais de 18 mil estudantes, sendo três mil calouros, oriundos das mais diferentes cidades. Uma mistura de sotaques que voltou a dar mais movimento pelos corredores dos campi Anglo e Capão do Leão. Os alunos que entraram por cotas sociais já solicitaram os benefícios de seu interesse entre fevereiro e este mês, e nas demais modalidades de ingresso devem consultar o edital para encaminhamento dos pleitos até o dia 5 de abril.
O edital está disponível no ambiente virtual do estudantes, o Cobalto, no portal da UFPel. Segundo o pró-reitor para Assuntos Estudantis, Mário Azevedo Júnior, todas as informações relativas a transporte, moradia, alimentação e auxílio pré-escola e podem ser encontradas no Cobalto. O auxílio pré-escola é destinado a estudantes com filhos de até seis anos. São dez parcelas de R$ 321,00.
Este ano não houve recepção geral aos calouros por parte da UFPel. A tarefa de receber os novatos ficou por conta das unidades estudantis, informa a assessoria de comunicação da Universidade. Ainda segundo a assessoria, como em anos anteriores, a UFPel realiza campanha para que os trotes sejam positivos, solidários e que não submetam de forma alguma o aluno à situação constrangedora ou vexatória, a qualquer tipo de violência, física ou moral, à discriminação ou que exponha à situação de risco.
O calouro André Oliveira, 23, é natural de São Paulo e vai frequentar as aulas de Gestão Pública. Não é exatamente o curso que deseja, por isso fará Enem novamente. Já o carioca Leandro Luiz Souza, 24, cursa Engenharia da Computação na UFPel e está há quatro anos no Sul. Antes fazia Engenharia de Petróleo. Conta que o primeiro ano foi bem difícil lidar com o inverno de Pelotas, mas com o tempo acostumou e se adaptou. A maior expectativa dele é de que por ser este um ano de eleição não ocorra greve na Universidade, pois o calendário voltará ao tempo normal.
Até 9 de julho devem estar concluídas as obras do Restaurante Universitário (RU) no Campus Anglo. A UFPel informa ainda que vai licitar a compra de dez ônibus que ligarão o campus Capão do Leão com a cidade. Ainda, destaca que os novos alunos devem ter a carteira de identificação fornecida pela Universidade. O cartão é usado nos restaurantes universitários, nas bibliotecas e como identidade dentro da instituição. Basta ir a qualquer biblioteca, com um documento de identidade, e tirar a foto. Depois, o aluno retira o cartão no colegiado do seu curso.
Processos seletivos
Azevedo enfatiza que dois processos seletivos ocorrem esta semana: para indígenas e quilombolas, e para refugiados e imigrantes senegaleses. As provas da segunda etapa ocorrem nesta quinta-feira, às 14h. Foram homologadas as inscrições de 46 indígenas, 20 quilombolas e sete imigrantes, sendo que dois nomes de imigrantes ainda estavam em análise ontem.
Cinquentenário
No ano em que completa 49 anos de existência, a UFPel lançará em 8 de agosto a programação do seu cinquentenário, que é elaborada por comissão formada especialmente para planejar as atividades comemorativas aos 50 Anos da Universidade, que se completarão em 2019. Outras datas também marcarão o ano, como os 25 anos do curso pré-vestibular gratuito Desafio, os 135 anos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) e o centenário do Conservatório de Música.
Calendário acadêmico 2018
Primeiro semestre
- As aulas encerram em 28 de julho
- Período de exames vai até 4 de agosto
Segundo semestre
- As aulas iniciam em 13 de agosto
- Terminam em 15 de dezembro
- Período de exames de 17 a 22 de dezembro
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário