Saúde

Unidade Cuidativa tem espaço requalificado

Local é destinado à reabilitação de pacientes com doenças crônicas

Paulo Rossi -

Pessoas com doenças crônicas têm agora um local qualificado para buscar mais qualidade de vida. A Unidade Cuidativa da UFPel, que oferece cuidados paliativos totalmente de graça, inaugurou uma nova área de reabilitação. Toda a requalificação foi feita por voluntários, que doaram desde a mão de obra até os equipamentos de ginástica. Em breve, uma van para a locomoção dos pacientes deve ser adquirida para auxiliar nos atendimentos.

O espaço funciona no mesmo prédio da unidade, situada na avenida Duque de Caxias, 104. São oferecidos no local serviços de fisioterapia, terapia ocupacional e educação física. Reabilitar o paciente com doença crônica e proporcionar a ele mais qualidade de vida estão entre os principais objetivo das atividades desenvolvidas. "Queremos cuidar do paciente de forma integral", explica a coordenadora da Cuidativa Julieta Fripp.

Tudo o que tem na sala é fruto de doação: os equipamentos de ginástica, os espelhos, as tintas que colorem as paredes e até o tecido que forra as cadeiras. Foi voluntária também a força de trabalho que auxiliou na requalificação do lugar. Em 2019, o que foi feito de forma espontânea deve ganhar reforço. Uma emenda parlamentar do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) garante R$ 300 mil para abastecer a peça. A licitação deve correr neste ano e os objetos devem chegar no próximo.

As sessões de fisioterapia são feitas em grupo e têm como público-alvo pessoas com mal de Parkinson. A técnica de enfermagem aposentada Marion Ávila sofre com a doença e encontrou mais qualidade de vida nos exercícios oferecidos gratuitamente. "Cheguei aqui literalmente chorando. Agora, eu não paro mais de rir", constata. Não são só as atividades que ajudam na melhora dos atendidos, mas o cuidado integral que Julieta mencionou. "Aqui eu encontro o mais importante que é carinho e atenção", fala Marion.

O serviço é oferecido em parceria com a UCPel e a Associação Pelotense de Parkinsonianos. Um projeto de extensão da universidade oferece a força de trabalho de alunos ou de profissionais já formados. O fisioterapeuta e educador físico André Barcellos trabalha na iniciativa e considera as atividades fundamentais para a melhora dos pacientes. "Atuamos na prevenção para evitar que a doença se agrave", explica.

Referência nacional

A Unidade Cuidativa da UFPel é o único local de cuidados paliativos vinculado ao ambiente universitário e 100% SUS do país. Os ganhos são enormes, tanto para a população quanto para a comunidade acadêmica. "Este local agrega assistência, ensino, pesquisa e extensão", explica Julieta Fripp. Além dos cuidados de reabilitação, a unidade oferece atendimento médico, psicológico, nutricional, odontológico e oficinas de arte e música.

Os pacientes que desejam atendimento devem ser recomendados por algum profissional ligado à UFPel e que atuem, por exemplo, no Hospital-Escola, ambulatório da Faculdade de Medicina ou no programa Melhor em Casa. Alguns atendidos são encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Por mês, são disponibilizadas cerca de 480 consultas.

Caravana Cuidativa

Outra emenda parlamentar, de autoria do deputado federal Dionilso Marcon (PT-RS), destina R$ 150 mil para a unidade. O dinheiro será utilizado para a compra de uma van de 16 lugares, com dois espaços para cadeirantes. O veículo será utilizado para o transporte de pacientes que não tenham condições de ir até o local por conta própria, seja por dificuldade de locomoção ou financeira.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Iniciam as aulas do primeiro semestre na UFPel Anterior

Iniciam as aulas do primeiro semestre na UFPel

SOS Educação é o tema desta terça na Câmara de Pelotas Próximo

SOS Educação é o tema desta terça na Câmara de Pelotas

Deixe seu comentário