Saúde

Internados com Covid: 67% estão com vacinas atrasadas

Pelotas registra mais de 72 mil pessoas que não tomaram as doses de reforço

Foto: Ricardo Wolffenbuttel - Números preocupam autoridades

Mais de 72 mil pessoas não tomaram as doses de reforço da vacina contra a Covid em Pelotas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse número preocupa os técnicos da SMS, já que 67% dos pacientes hospitalizados estão com a imunização atrasada.

"Esse indicador mostra que a medida mais efetiva para o controle do avanço dos casos é a vacinação, com especial atenção às doses de reforço", afirma a diretora da Vigilância em Saúde, Aline Machado.

A diretora ressalta que a prefeitura tem mantido ampla oferta de vacinas e que todas as Unidades Básicas de Saúde oferecem aplicações em dois turnos de segunda até sexta-feira até as 17h. Já o Ambulatório do Campus da Saúde da Universidade Católica de Pelotas (Avenida Fernando Osório, 1.586) horário é estendido até as 20h, diariamente. Além disso, o Município mantém o Trailer da Vacina, que semanalmente percorre os bairros.

Curva crescente deixa autoridades em alerta
Os dados da SMS mostram que de novembro a dezembro do ano passado foram registrados 701 novos casos na cidade, enquanto de dezembro até o dia 4 de janeiro o número de pessoas doentes chegou a 3.958.

"Estamos em constante monitoramento dos leitos hospitalares de pacientes Covid positivos, bem como os casos nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS), principalmente nessas pessoas que têm potenciais agravamentos com fatores de risco para complicação da Covid", explica Aline.

Orientações para evitar o avanço da Covid
- Completar o esquema vacinal, em especial para as doses de reforço
- Em caso de sintomas, realizar a testagem
- Casos sintomáticos e assintomáticos devem cumprir isolamento de 7 dias após o início dos sintomas ou da data de realização do teste, além de manter as medidas de segurança até 10 dias do início dos sintomas/data do teste
- Quem teve contato com alguém que positivou deve manter as medidas de segurança por 10 dias a contar da data da última exposição com o caso confirmado: utilizar máscara facial em casa e em público, auto monitorar os sinais e sintomas sugestivos de Covid-19, evitar contato com pessoas que possuem fator de risco (idosos, imunossuprimidos e pessoas com múltiplas comorbidades), manter distância mínima de um metro das outras pessoas se estiver sem máscara, evitar frequentar locais onde a máscara não possa ser utilizada durante todo o tempo (como restaurantes e bares) e evitar se alimentar próximo a outras pessoas. Caso o indivíduo apresente sinais e sintomas sugestivos de Covid-19, deve iniciar o isolamento imediatamente
- Pessoas sintomáticas respiratórias e em situações de maior risco de contaminação pela Covid-19, como locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde devem utilizar máscaras.
- Higienizar as mãos frequentemente, com álcool 70% ou água e sabão.

Onde encontrar a vacina
De segunda a sexta-feira:

- Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h - exceto as Unidades da Balsa e do Jardim de Allah, que funcionam somente até as 13h30min
- Bancas 16 e 17, Mercado Central: das 8h às 17h
- Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas: das 8h às 20h - Avenida Fernando Osório 1.586
- Trailer da Vacina: das 10h às 15h, nos bairros, conforme o cronograma semanal

Aos sábados:
- Bancas 16 e 17, Mercado Central: das 8h30min às 12h30min​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A dor de quem não consegue uma cirurgia de vesícula Anterior

A dor de quem não consegue uma cirurgia de vesícula

Oito dicas de como viajar de carro com pets Próximo

Oito dicas de como viajar de carro com pets

Deixe seu comentário