Credenciamento

Laboratório da capital deve assumir análise dos exames de pré-câncer

Procuradoria-Geral do Município analisa documentação para definir se o Serviço Especializado de Ginecologia poderá firmar contrato por, pelo menos, um ano com a prefeitura de Pelotas

Gabriel Huth -

Em breve deve ser conhecido o laboratório que passará a responder pela análise dos exames de pré-câncer de colo de útero pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Pelotas. Uma empresa de Porto Alegre já está apta ao credenciamento, mas a documentação ainda depende de avaliação jurídica da Procuradoria-Geral do Município (PGM), para decidir se o contrato será realmente assinado. É o Serviço Especializado de Ginecologia S/S (SEG). O nome chama a atenção, já que é praticamente igual ao da empresa que realizava o serviço até estourar a suspeita de irregularidades.

Ainda no mês de julho, o SEG, com sede na capital, elaborou carta para ressaltar que não havia qualquer ligação entre os dois estabelecimentos. A comunicante esclarece que embora a razão social seja praticamente homônima a sua, nenhum vínculo societário/institucional/funcional possuem ou possuíram entre si - apontava ao indicar Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e endereço distintos.

Ao falar sobre o provável novo prestador de serviços, na manhã de ontem, a secretária de Saúde, Ana Costa, preferiu cautela: "Ainda não dá para dizer que será este laboratório. O que podemos garantir é que eles cumpriram todos os pontos solicitados até aqui".

O edital indica: a vigência do contrato será de um ano, com possibilidade de ser prorrogado por até 60 meses. Ao todo, 1,3 mil exames serão oferecidos por mês, em um investimento de R$ 9.391,00.

Relembre
A prefeitura já havia aberto outro edital para definir o laboratório que assumiria a análise dos citopatológicos, mas o processo terminou deserto. Para aumentar as chances de obter interessados, o Executivo ampliou a área de abrangência para municípios a uma distância inferior a 300 quilômetros de Pelotas. Foi, então, que o Serviço Especializado de Ginecologia S/S - e não Serviço Especializado de Ginecologia Ltda, como o SEG de Pelotas - se candidatou ao contrato.

E a CPI?
As atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito estão paradas há três semanas, desde que o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu se retirar da CPI. Leia mais sobre o assunto na página 11.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estudo aponta aumento nos casos de suicídios entre idosos no Estado Anterior

Estudo aponta aumento nos casos de suicídios entre idosos no Estado

Campus Pelotas do  IFSul comemora 75 anos Próximo

Campus Pelotas do IFSul comemora 75 anos

Deixe seu comentário