Praia

Laranjal e Barro Duro impróprios para banho

Todos os oito pontos do Município foram reprovados no teste de balneabilidade da Fepam

Foto: Volmer Perez - DP - Locais impróprios foram divulgados pela Fepam

Na segunda semana do projeto Balneabilidade da temporada 2022/2023, os dados das análises divulgados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apontam dez pontos impróprios para o banho, do total de 90 locais monitorados. Em Pelotas, nenhum ponto analisado está próprio.

Os oito locais sem balneabilidade são Valverde (avenida Senador Joaquim de Assunção e Trapiche), Santo Antônio (Hotel, Restaurante, rua Bagé e avenida Rio Grande), Totó e Balneário dos Prazeres (Barro Duro). Os demais pontos no Estado ficam em Santiago (balneário Distrito de Ernesto Alves - Rio Jaguarizinho) e São Jerônimo (Praia do Encontro - Rio Jacuí).

Para a classificação das águas como própria ou imprópria, são utilizados parâmetros de Escherichia coli, observando os critérios definidos pelas Resoluções Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, e nº 357, de 17 de março de 2005. Nos balneários de Pelotas, de Tapes e na Lagoa do Peixoto, em Osório, também é realizada a contagem de cianobactérias.

Os dados das análises das águas serão divulgados sempre às sextas-feiras, no site e nas mídias sociais da Fepam, até o dia 24 de fevereiro de 2023.

Os avisos de local próprio ou impróprio devem estar em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta e análise da água. O aviso de impróprio significa que as pessoas devem evitar o banho naquele local. Quando a placa estiver com o selo de próprio, o banho está liberado. Os veranistas também poderão consultar os resultados das análises no web aplicativo do Sistema de Balneabilidade.

Além das coletas e análises realizadas pelo laboratório da Fundação em parceria com a equipe da Regional nos balneários do Litoral Norte, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) realiza as análises e coletas nos balneários da praia do Laranjal e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nos demais balneários abrangidos pelo programa.

Recomendações aos veranistas

> A recomendação da Fepam aos banhistas é que se entre na água apenas em local com condição própria para o banho. É importante ter atenção especial com as crianças e os idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.

> Além disso, evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação.

> Evite entrar na água em períodos de cheia dos rios, quando o leito está fora do seu curso normal, em canais pluviais, saídas de “sangradouros”, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgotos domésticos.

> Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas registra 163 novos casos de Covid-19 Anterior

Pelotas registra 163 novos casos de Covid-19

Hospital Escola lança convocação emergencial de anestesistas Próximo

Hospital Escola lança convocação emergencial de anestesistas

Deixe seu comentário