Necessidade

Laranjal terá três banheiros provisórios

Após a retirada das estruturas da temporada de verão, frequentadores da praia ficaram sem opção

Gabriel Huth -

Frequentadores da orla da Lagoa dos Patos, um dos principais pontos turísticos da cidade, estão há cinco semanas com alternativas reduzidas na hora de utilizar os banheiros públicos. A saída, quando o fluxo de pessoas aumenta, é passar pelo constrangimento de pedir emprestado aos donos de estabelecimentos comerciais da praia - ou pagar R$ 1,00 no Shopping Mar de Dentro. Desde que as três estruturas - contrato com o Sanep para a temporada de verão - foram retiradas, no início de abril, as queixas entre moradores e visitantes aumentaram e o resultado foi um abaixo-assinado entregue à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti). A prefeitura já prometeu instalar três unidades provisórias no balneário Santo Antônio.

Atualmente, o único sanitário público fica em frente ao shopping, pela praça São Jerônimo. Mas é preciso coragem para encarar a sujeira do local. O síndico do Centro Comercial, Olavo Silveira, comenta que não adianta limpar o espaço, pois os vândalos tratam de desabilitá-lo. “Basta colocar uma lâmpada para que, em meia hora, ela suma.”

Na outra ponta da praia, o dono de um estabelecimento conta que depois que tiraram os banheiros da orla, os pedidos aumentaram em 99%. “Não tenho como negar. Mas o empréstimo é a contragosto”, admite ele, que prefere não se identificar. O empresário é favorável às estruturas, mas desde que a prefeitura consulte os comerciantes para escolher o local de instalação mais apropriado. “O banheiro colocado na época do verão próximo ao Trapiche atrapalhou bastante as atividades náuticas”, afirma ele.

Demanda
Sorte mesmo é quem tem um amigo que more no bairro e possa fazer visita rápida ao toalete. “Mas isso é constrangedor”, diz a aposentada Gladis Terezinha Novake dos Santos, de 71 anos, 40 deles vivendo na praia. “Nosso Laranjal está ficando muito bom. Mas se a prefeita quer que aqui seja um ponto turístico, precisa disponibilizar uma estrutura completa. Nem que seja um banheiro só”, avalia. Ela é uma das participantes das atividades do Sesc, onde os dois banheiros estão interditados. Gladis diz acreditar que a destruição foi provocada por vândalos. A estrutura foi construída especificamente às equipes que atuam no local. No entanto, a caixa d’água para as duas unidades não comporta grandes demandas.

Vice-presidente da Associação do Moradores do Laranjal (Asclar), Susana da Gama diz que a reivindicação é antiga e que um abaixo-assinado foi apresentado ao titular da Sdeti, Fernando Estima. O titular da pasta, após receber as demandas de alguns líderes do Laranjal, reuniu-se com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e garantiu a colocação provisória de três banheiros químicos - ao custo aproximado de R$ 3 mil mensais, conforme calcula Estima -, próximos ao Quiosque.

Mas a alternativa não é suficiente para o secretário, que pretende, dentro de 60 dias, apresentar um projeto para a construção definitiva que possa atender os visitantes e moradores o ano inteiro. A meta é entregar à população em novembro, quando se iniciar a nova temporada. “Um pré-projeto está sendo avaliado para a construção de banheiros, incluindo áreas opostas ao calçadão, o que tornaria a estrutura ainda melhor.” Estima garante também que a Sdeti está com o cronograma de eventos previstos para o Laranjal, período que vai requer o aumento no número de banheiros químicos.

Relembre
Em novembro de 2011 a Justiça Federal do Estado determinou a suspensão da construção de banheiros públicos na faixa de areia da praia do Laranjal. A decisão do juiz Everson Guimarães Silva, da 2ª Vara Federal de Pelotas, também condenou o município a providenciar a demolição das construções parcialmente edificadas no local. A sentença confirmou a liminar concedida em abril de 2010, impedindo o prosseguimento das obras nas areias do balneário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reportagem do Diário Popular é finalista de prêmio na Justiça Eleitoral Anterior

Reportagem do Diário Popular é finalista de prêmio na Justiça Eleitoral

Jornada dupla em busca de um sonho Próximo

Jornada dupla em busca de um sonho

Deixe seu comentário