Atrasos

Mais prazos e mais recursos públicos para as avenidas

População aprova as obras de requalificação, no entanto, comentário geral se refere à demora pela conclusão; obra está atrasada em nove meses e aditamentos representam quase R$ 3 milhões

Pelo menos três grandes avenidas em Pelotas seguem aguardando a tão sonhada conclusão: a Duque de Caxias, no Fragata, a Domingos de Almeida, no Areal, e a Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Centro. Inicialmente a previsão de entrega das três era em outubro de 2017. Assinados em março de 2016, já se passaram 27 meses de obras e o prazo para a conclusão permanece incerto.

Durante a manhã da última quinta-feira, equipes trabalhavam na Domingos de Almeida, próximo à Escola Estadual de Ensino Médio Areal, na colocação de piso tátil na calçada e máquinas eram utilizadas na colocação de tubos de drenagem no canteiro central. À tarde, na Duque de Caxias, três trabalhadores instalavam meios-fios em uma parada de ônibus próximo à rua Gervásio Alves Pereira. A única sem intervenções era a JK.

Nos três locais, os moradores demonstram apoio às obras, no entanto reclamam da demora para a conclusão. É a opinião de Paulo Guilherme Koms, que limpava a sarjeta de uma obra próxima da avenida Cidade de Lisboa. "A gente sabe que vai ficar bom e tal, mas está muito demorado" opinou. O mesmo comentário foi feito por Adair Tavares, que observava da calçada as máquinas escavando e retirando tubulações antigas no Areal. "O único problema é a demora pra ficar pronto", comentou.

Aditamentos e mais recursos
Ao todo são três aditamentos de contrato. O primeiro, de setembro, solicita cerca de R$ 1 milhão. O segundo pede mais cinco meses de prazo e, e março deste ano, a empresa responsável recebeu um aditivo de cerca de R$ 2 milhões e mais três meses para terminar de vez as obras, que permanecem em ritmo lento. Um novo aditivo é tratado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). No entanto, o secretário Paulo Morales não informa o novo prazo nem os novos valores solicitados à Caixa Econômica Federal.

De cerca de R$ 34 milhões de custo inicial, a obra passou para R$ 36,8 milhões. A maior parte das verbas tem origem no programa PAC Mobilidade Urbana. No sistema Proges, que faz um acompanhamento de todos os programas e está disponível para acesso no Portal de Transparência da prefeitura, o último prazo dado é março deste ano. Em março, Morales aumentou o prazo para mais três meses, que terminaram no final de junho. "A primeira a ser entregue será a JK, depois a Domingos de Almeida e por último a Duque de Caxias", informa o secretário.

Em obras

Gabriel Huth_307311Juscelino Kubitschek
A avenida é a mais adiantada. Toda a nova via já recebeu iluminação, sinalização e drenagem. Segundo Morales, faltam "detalhes". Em julho, a Secretaria estima a intervenção na antiga pista entre a Barão de Butuí e a Bento Gonçalves - em torno de mil metros. Será trocado o asfalto e feita nova sinalização em todo o trecho. As atuais faixas de pedestres também deverão sofrer alterações - os cercados instalados estão interditando o acesso. É a requalificação mais barata entre as três avenidas. Na quinta-feira, nenhuma equipe da empresa trabalhava no local.
Custo Inicial: R$ 5.446.923,67
Nível de conclusão: 92,5%

Gabriel Huth_307308Domingos de Almeida
Na Domingos de Almeida parece haver duas avenidas diferentes. Uma entre a Juscelino e o Parque Museu da Baronesa, e outra até a rua Comendador Rafael Mazza, ponto até onde ela será requalificada. No primeiro trecho faltam detalhes de urbanização, como a plantação de grama em partes do canteiro e a colocação de placas de vidro em algumas paradas de ônibus. Há sinalização na pista, a ciclovia está totalmente pintada de vermelho e sinalizada e houve trocas das paradas de ônibus. Ao atravessar a avenida São Francisco de Paula, o cenário se altera totalmente. Há cerca de 200 metros de ciclovia ainda não concluída nem pintada. O pior trecho é entre o Parque Tecnológico e o Hospital Espírita. A empresa atualmente realiza intervenção no canteiro central, trocando a drenagem para posterior instalação da ciclofaixa e a instalação de sinalização. "Depois será feito o acabamento e detalhes", manifesta o secretário responsável pelas obras.
Custo inicial: R$ 10.147.309,15
Nível de conclusão: 92%

JF_9646Duque de Caxias
Quem chega pela cidade através da avenida encontra a pista remendada nos primeiros metros, no entanto a obra parece pronta até a avenida Cidade de Lisboa. A ciclofaixa está pintada até a rua Ismael Simões Lopes, faltando cerca de dois quilômetros até o trecho já requalificado da praça 20 de Setembro. A maior parte ainda não tem sinalização horizontal (na pista). Ainda faltam ser sinalizado o corredor de ônibus em toda a extensão da via, a instalação de novas paradas de ônibus e detalhes de urbanismo. Em alguns locais, a via está mais alta do que a calçada. O contrato não envolve o canteiro central, que pode ser qualificado com outro financiamento com a Caixa. Será a última a ser entregue à comunidade.
Custo inicial: R$ 18.265.056,69
Nível de conclusão: 89%

(*) Os custos e os níveis de conclusão estão no Portal da Transparência da prefeitura.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nota Legal Pelotense começa a valer neste domingo Anterior

Nota Legal Pelotense começa a valer neste domingo

Tecnologia simula direção de veículos pesados Próximo

Tecnologia simula direção de veículos pesados

Deixe seu comentário