Qualificação
Tecnologia simula direção de veículos pesados
Sistema está sendo implementado no país e traz situações enfrentadas no dia a dia por trabalhadores do transporte
Equipamento modula cenários e testa os profissionais (Foto: Paulo Rossi)
Uma novidade apresentada pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) em Pelotas traz uma nova possibilidade para pessoas interessadas em trabalhar com transporte de pessoas ou cargas. Um simulador de direção com 15 opções diferentes para cada área foi instalado na sede de Pelotas e já está disponível aos interessados. Com opções desde vans até caminhões com vários eixos, ele traz simulações de situações de riscos e adversidades comuns para quem trabalha nesta área.
O equipamento, de tecnologia espanhola, ainda é raro no Brasil. Segundo o coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat, Carlos Jorge Ribeiro, a tecnologia deverá ser aplicada em todas as sedes, mas atualmente existem apenas 76 no país, sendo cinco deles no Rio Grande do Sul. Em Pelotas, foi iniciado em maio e até agora cerca de 150 alunos já passaram pelo simulador.
Um dos cinco instrutores do curso, Moisés Wahast Vahal explica que a capacitação traz situações de risco corriqueiras e tem sido usada tanto por profissionais autônomos quanto por empresas para aperfeiçoamento do motorista. Ele, por exemplo, traz peso da carga, desequilíbrios e até adversidades climáticas e situacionais. O instrutor, através de um equipamento situado em outra sala, pode ir criando estes desafios, enquanto um aluno conduz e outros observam. O curso leva de oito horas a 22 horas, entre aulas de observação e prática. "É uma qualificação a mais", ressalta.
O equipamento é híbrido, facilmente adaptável ao veículo de interesse do aluno. Esta aproximação do conhecimento teórico e prático traz também vantagens financeiras. O técnico de formação profissional do Sest/Senat, Cristiano Borges, lembra que equipamentos como caminhões e ônibus são caros e aprender na teoria ajuda a evitar qualquer prejuízo maior por inexperiência. Além disso, economiza-se no gasto do diesel e não gera danos ao meio ambiente.
Vários cenários possíveis
Dentre as avarias possíveis de serem adicionadas, pneus furados, animais atravessando a pista e até mesmo pedestres, ciclistas e outros motoristas tendo comportamento inadequado testam os reflexos e reações do piloto. A pavimentação de cada via também pode ser sentida na direção e no banco, bem como a diferença no peso de cada carga. Surpresas na pista, como um acidente ou óleo derramado dão ao motorista a possibilidade de se ver diante de uma grande gama de adversidades. O banco do simulador é móvel e em casos de desvios bruscos ou capotamentos, ele move-se para tornar a sensação ainda mais real.
A identificação de cada usuário se dá através das digitais. Antes do exercício prático, o cenário pode ser escolhido. Após, o aluno recebe já na tela um breve relatório de seus erros. Em seguida, o sistema já encaminha outro relatório, com cerca de dez páginas, para seu e-mail. Nele, velocidade, frenagem, erros, consumo de combustíveis, tempo para percorrer o percurso, infrações e perfil do motorista são explanados para ter a exata percepção de como ele está se saindo no curso. "É uma tecnologia muito próxima da realidade em um ambiente todo controlado", define Ribeiro.
Como participar
Para fazer o curso, empresas e profissionais autônomos do transporte ligados ao Sest/Senat possuem total gratuidade, assim como seus dependentes. Para a comunidade em geral, os custos são de R$ 80,00. Porém, para quem for fazer os cursos obrigatórios para transporte de cargas ou pessoas, ofertados apenas lá no valor de R$ 250,00, há 20% de desconto em cada um, caso queira fazer o simulador. Ou seja, o pacote sai por R$ 264,00. O Sest/Senat Pelotas fica na avenida Ildefonso Simões Lopes, 1.206. O telefone para contato é 3284-1800.
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