Agro
Melhor touro rústico angus PO na Expointer é da Estância Santa Eulália
Zona sul também teve destaques em Santa Vitória do Palmar e Capão do Leão
Divulgação -
Com informações da Associação Brasileira de Angus
O produtor rural Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello, da Estância Santa Eulália, foi premiado na 41ª Expointer. Mello levou prêmios no julgamento da raça angus rústico com o trio de machos PO (pureza na origem) e o melhor macho rústico PO.
Joaquim já perdeu a conta de quantos prêmios acumula ao longo de 50 anos trabalhando com pecuária. Destes, 35 anos criando a raça angus. Mello é membro nato da Associação Brasileira de Angus, entidade responsável por reunir produtores da raça. "Muito bom o reconhecimento. É a exposição mais importante do Brasil e do Rio Grande do Sul", manifestou o produtor.
Para ele, o resultado é fruto de muito trabalho baseado em genética, alimentação, manejo e cuidados sanitários. O melhor touro, o TE 1352 Santa Eulália Networth, teve o melhor desempenho na avaliação genética. O trio de touros rústicos premiados também integra a mesma família, criada na propriedade em Pelotas. "Estes animais têm uma seleção muito rigorosa. São filhos e netos de touros e vacas importantes", manifestou. O trio do lote 29 venceu com os animais com as tatuagens TE 1352, TE 1248 e TE 1237. A premiação teve como jurado Carlos Ojea Rullán, reconhecido criador argentino e especialista em pecuária.
Força da Zona Sul
A Metade Sul foi muito bem representada na premiação de Angus Rústico. A Cabanha Angus Biguá, da parceria Ferro Velho Bayucuá, de Santa Vitória do Palmar, se destacou entre as fêmeas e venceu o grande campeonato com o trio de lote 9. O trio reservado de grande campeão foi o lote um, da Cabanha Recalada, de Fábio Ruivo, de Capão do Leão.
Outra estância destacada de Santa Vitória do Palmar foi a Três Marias, que venceu o trio reservado de grande campeão PO com o lote 20, de Francisco Azambuja Amaral.
Entre os machos PC (puro por cruza), a Estância Tradição, da parceria Rotta Assis, também de Santa Vitória do Palmar, conquistou o grande campeonato com o lote 37 e também levou o título de grande campeão com o lote 39. Rogério Rotta Assis destacou os cuidados rústicos e mais naturais dados aos animais. A propriedade também conquistou o título de melhor macho PC com o animal 2355, do lote 39. A Estância Três Marias, nesta categoria, levou o melhor trio macho PC com o lote 38.
Angus
As vantagens para quem trabalha com a atividade agropecuária é destacada pelos ganhos de rentabilidade com a carne certificada. A raça também é dócil e obtém excelente ganho de peso em diferentes condições de clima e relevo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário