Civismo

Semana da Pátria é aberta com homenagem à maçonaria

Tempo instável alterou a programação e transferiu solenidade para o ginásio do 9º BIMTZ

carlos Queiroz 78310

Solenidade reuniu autoridades na manhã deste sábado (1º) em Pelotas (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Tradicionalmente realizada no Altar da Pátria após a corrida do fogo simbólico, a solenidade de abertura da Semana da Pátria deste ano em Pelotas teve que ser adaptada ao mau tempo. A chuva insistente na cidade fez com que os atos cívicos deste sábado (1º) fossem transferidos para o ginásio do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTZ), no Fragata.

Com a presença do vice-prefeito Idemar Barz (PTB), do Chefe de Estado-Maior do 9º BIMTZ, tenente-coronel de Cavalaria Wilson da Rosa Campos, do comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Ernesto de Lima Gil, do presidente da Liga de Defesa Nacional (LDN) de Pelotas, André Luiz Borges Pereira, e outras autoridades civis e militares, o ato recordou a história da Maçonaria na cidade e homenageou a loja maçônica Fraternidade Nº 3. O papel da sociedade no desenvolvimento local foi lembrado. Sobretudo na área educacional, já que foi a partir de uma de suas lojas que foi criado o Colégio Pelotense em 1902, considerado a maior escola municipal da América Latina.

Logo após o hasteamento da bandeira, o vice-prefeito declarou iniciadas as celebrações pelos 196 anos da Independência do Brasil. Em seu discurso, Barz lembrou da necessidade do período para que se reforce o orgulho nacional, apesar da crise política atual, e exaltou o papel do Exército. “Me sinto cada vez mais honrado em ser brasileiro e estar vivendo este momento. Estes homens foram e são na essência o que é um militar, tendo os cidadãos como filhos e os protegendo”, disse.

Já o general de Brigada Ernesto de Lima Gil lembrou o compromisso do Exército com o país. Segundo ele, as comemorações pela Independência servem como reforço para a origem das Forças Armadas. “Não somos uma força armada gestada em outro lugar e que veio defender o Brasil. Ela saiu da sociedade e tem os valores que são importantes para ela. Esta é uma data de todos os brasileiros, civis e militares, que lutaram para que se chegasse até aqui”, apontou.

Programação
Inicialmente prevista para o domingo (2), a Parada da Juventude também foi transferida em função do mau tempo. O desfile de alunos das escolas municipais e escoteiros ficou para o dia 16 de setembro, a partir das 14h.

Nesta terça (3), às 10h30min, será realizada uma sessão solene na Câmara de Vereadores e na quarta na loja maçônica Fraternidade Nº 3, a partir das 20h. Na sexta,  dia 7, ocorre o desfile militar na avenida Bento Gonçalves, a partir das 10h.

No dia 9, a partir das 9h, será a vez da Pedalada da Pátria, organizada pelo grupo Pedal Domingueira, com saída na esquina da Bento com rua Padre Anchieta. O trajeto por algumas das principais ruas da cidade terá 12 quilômetros.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Educação básica patina na Zona Sul Anterior

Educação básica patina na Zona Sul

Melhor touro rústico angus PO na Expointer é da Estância Santa Eulália Próximo

Melhor touro rústico angus PO na Expointer é da Estância Santa Eulália

Deixe seu comentário