Facilidade

Menos papel e mais tecnologia

Aplicativo dispensa o uso de folhas de frequência dos alunos na rede estadual de ensino

Jô Folha -

Desde o início do segundo trimestre letivo do ano, as escolas-piloto do Novo Ensino Médio na rede estadual estão diminuindo o número de folhas impressas e se aprofundando na tecnologia. As chamadas de presença dos alunos agora são feitas via aplicativo, on-line e com agilidade. No Colégio Estadual Cassiano do Nascimento a novidade já virou rotina, apesar do recurso passar por dificuldades - na maior parte das vezes, os professores utilizam os próprios celulares para marcar a assiduidade dos estudantes. A expectativa da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ªCRE) é que o sistema seja ampliado até o final do ano.

O aplicativo Tua Escola permite que os professores tenham acesso à listagem dos alunos por turma às quais lecionam, marcando as aulas dadas, faltas e presenças dos estudantes. O sistema de controle das aulas é o mesmo de antes, mas o que antes necessitava de papel e caneta agora é feito on-line. Na outra ponta da rede de ensino, o recurso também traz benefícios. O aplicativo serve para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) como uma base de dados rápida com informações sobre a quantidade de alunos que deixam de frequentar as aulas, além da frequência do próprio professor quanto à carga horária.

Para acessar o sistema, basta que o educador baixe a aplicação e realize o login conforme os dados cadastrais do Sistema ISE - Informatização da Secretaria de Educação. "Dispensa a função burocrática daquele monte de folhas", ressalta a vice-diretora do Cassiano do Nascimento, Mônica Moreira. O ISE é a plataforma que substituiu o Procergs Escola, banco de dados que armazena as informações no computador de cada escola.

No Cassiano, a novidade teve uma ótima adaptação entre os professores, avalia a vice-diretora. A praticidade do aplicativo substitui um tema que era muito discutido entre as reuniões: o grande número de folhas impressas a cada ano letivo. A professora Marcelle Fernandes elogia a ideia: "A ideia e o objetivo são muito bons a longo prazo". Apesar do avanço tecnológico, a professora do 4º ano comenta que a implantação ainda passa por dificuldades. Assim como ocorre em outros educandários de ensino estadual, a rede de internet não apresenta o melhor desempenho para o uso do app. Muitas vezes, o wi-fi da escola não funciona e os professores precisam utilizar os dados móveis dos próprios celulares para realizar a marcação das presenças e faltas dos alunos. "Pra mim é muito bom, mas eu tenho a estrutura necessária", pontua.

Com o acesso de internet precário, os professores precisam dispor de recursos próprios, já que utilizam o app nos seus celulares. Na avaliação de Mônica, a implementação deveria ocorrer após um investimento da Seduc em relação ao acesso à internet em todas escolas da rede. "Pra muitos professores é complicado, nós já estamos há quatro anos com os salários atrasados", lembra. A falta de reposição da inflação dos salários da categoria e o parcelamento mensal são situações que se arrastam no Estado desde novembro de 2014, segundo o Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato).

Os educadores que não possuem acesso ao aplicativo no próprio smarthphone precisam utilizar o computador da secretaria da escola no final de cada turno. "Eles acabam tendo o trabalho dobrado", afirma a vice- diretora.



Novos recursos

O objetivo do aplicativo Tua Escola vai além da marcação das presenças e faltas dos alunos. A expectativa é que seja atualizado e abarque a visualização do aproveitamento dos alunos, inserindo também o resultado de avaliações. A família dos alunos também entra nas novas tecnologias. Segundo explicou o coordenador da 5ª CRE, Carlos Humberto Vieira, os pais poderão receber notificações quanto a informações sobre dados dos alunos, como faltas e notas - o que facilita o acesso dos pais que possuem dificuldades no deslocamento até as instituições de ensino.

Em Pelotas, todas as escolas-piloto do Novo Ensino Médio aderiram ao aplicativo. Até o final do ano, as demais passarão das folhas físicas para as páginas on-line. A aplicação é gratuita e pode ser baixada pela loja de aplicativos dos sistemas iOS e Android.



O que é o Novo Ensino Médio?
Em toda rede estadual, algumas escolas foram selecionadas para funcionar como modelos-piloto das ações de implantação do Novo Ensino Médio. O novo modelo começou em junho, junto ao segundo trimestre letivo. A estrutura de ensino propõe que cada aluno receba a oferta de diferentes itinerários formativos, a partir dos interesses e afinidades dos estudantes, conforme as possibilidades do sistema de ensino.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O sapateiro inovador Anterior

O sapateiro inovador

Próximo

29 são mortos em ataques a tiros nos EUA

Deixe seu comentário