Educação

Militares ganham espaço no ensino

Quatro escolas públicas do Distrito Federal adotam o modelo que agrada ao governo

Por Mariana Tokornia / Agência Brasil

A primeira semana de aula nas escolas públicas cívico-militares do Distrito Federal - que teve início na segunda-feira (11) - será de adaptação. O modelo de gestão compartilhada será adotado em quatro escolas: Centro Educacional (CED) 308 do Recanto das Emas, CED 7 de Ceilândia, CED 1 da Estrutural e CED 3 de Sobradinho. A proposta é que militares atuem na administração escolar e na disciplina de estudantes, enquanto os professores fiquem responsáveis pela parte pedagógica. O modelo é inspirado no estado de Goiás, que conta com 50 escolas como essas, e é defendido pelo governo federal, que pretende incentivar a expansão.

Os estudantes receberão orientações sobre a nova dinâmica da escola. Por três meses não usarão farda, o uniforme das escolas militares, mas sim calça jeans, camiseta branca e tênis preto, de acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). “Depois, aí sim, haverá uma formatura da entrega da boina, onde os estudantes recebem o enxoval deles, o uniforme militar, e passarão a usar esse uniforme”, disse a capitã da PMDF Cristiane Caldeira, uma das responsáveis pela implantação do modelo de gestão cívico-militar. Em Goiás, onde estão 50 das 120 escolas cívico-militares do país, o custo médio do uniforme completo, incluindo o calçado, fica em R$ 600,00.

Hino todos os dias
Segundo a capitã, haverá um período para adaptação. “Eles [estudantes] passarão por um período de adaptação à mudança de rotina. Período para que os adolescentes possam entender a dinâmica pela qual a escola está passando e o corpo docente também”.

A rotina vai incluir hasteamento de bandeira todos os dias, cerca de dez minutos antes do início da aula. Haverá aulas no contraturno, que serão opcionais, com atividades esportivas, musicais e aulas de ética e cidadania, na qual os alunos terão acesso a conceitos de direito, regras da escola, entre outras questões ligadas à vivência em sociedade e disciplina.

Em cada sala de aula, um estudante será o responsável por fazer a chamada e apresentar a turma. Também anunciará o início e o final de cada disciplina, sempre pedindo permissão aos professores.
ampliação até 2022

A gestão das quatro escolas será compartilhada entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública. Os professores cuidarão da parte pedagógica e os militares, que serão da PMDF e do Corpo de Bombeiros Militar, ficarão responsáveis por questões administrativas e disciplinares. Inicialmente, o projeto será implantado nas quatro escolas, mas a intenção é que chegue a mais 36 este ano e a 200 até 2022. O projeto é destinado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao do 3º ano do ensino médio. Neste ano, os uniformes serão entregues gratuitamente.

Desempenho e disciplina
O modelo de gestão compartilhada entre militares e professores em escolas no DF é estudado há mais de dois anos, segundo a PMDF. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou em 11 de janeiro a implementação da proposta para este ano letivo. “A relação direta do desempenho escolar está calcada na disciplina. A presença do policial dentro da escola visa aumentar o grau de disciplina desses alunos e reduzir a violência e as transgressões escolares”, disse a capitã da PMDF. “Quanto mais tempo dentro da sala de aula assimilando conhecimento, melhor desempenho em provas e concursos.”

O assessor especial da Secretaria de Educação do DF, Mauro Oliveira, disse que professores e estudantes matriculados no ano passado têm prioridade e devem permanecer na escola. A partir do próximo ano, as vagas remanescentes serão sorteadas para quem desejar estudar nesses centros de ensino.

“Os professores são os mesmos. Não se mudam alunos. Os alunos são os mesmos. Trabalha-se com a escola. Os alunos que estão lá são os que ficam. Somente posteriormente é que se cria processo por sorteio, para que novos alunos entrem na escola”, ressaltou Oliveira. A proposta é envolver a família no processo educacional, pois a escola passa a contar com uma Associação de Pais e Mestres (Apam). Segundo os responsáveis pela implementação do projeto, os pais poderão contribuir financeiramente com a escola de forma espontânea.

Coque obrigatório
Para as meninas, o coque será obrigatório na rotina diária, exceto para as atividades esportivas, quando o penteado vai ser o rabo de cavalo. Os meninos terão de usar o chamado “cabelo no padrão baixo”, cortado com máquina dois. “No momento de adaptação, vamos orientá-los quanto a brincos, piercings, cor de unha e batom, maquiagem. Tudo será orientado para que não haja traumas”, afirmou Cristiane Caldeira.

Críticas ao modelo
A professora Miriam Fábia Alves, da Faculdade de Educação da Universidade de Goiás, pesquisa o sistema das escolas militares e alerta para os riscos sociais. “A exclusão ocorre de diferentes formas. A negativa do direito à educação acontece dentro da escola porque os pais que são mais pobres não têm condições efetivas para bancar o uniforme na dinâmica escolar”, disse. “Além disso, o aluno que não se adapta às regras da escola acaba sendo expulso.” Miriam Alves critica a lógica militar na educação. “A grande propaganda dessas escolas em Goiás é que são escolas que ensinam a disciplina militar, que tem uma lógica nociva, da obediência cega e irrestrita da autoridade maior. Eu acho que isso é nocivo do ponto de vista de formar as novas gerações, se entendemos que a escola é lugar de socialização do conhecimento, que promove a formação humana de gente, gente capaz de entender a realidade.”

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