Saúde

Moradores de Cerrito Alegre protestam por falta de médico na UBS

Profissional que atendia às segunda-feiras foi transferido e o novo desistiu

Foto: Divulgação - Moradores reclamam das dificuldades de consultas nos demais dias da semana e a demora em conseguir receitas e laudos.

Um protesto em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cerrito Alegre, na Zona Rural de Pelotas, na manhã de segunda-feira (24), tinha como propósito pedir a permanência do médico por mais dias na unidade. Mas com a saída do profissional, o protesto agora é por ter um clínico. A situação sinaliza que a prefeitura ainda não conseguiu resolver a questão do déficit de profissionais da saúde no município.
Se anteriormente a presença do médico no primeiro dia da semana na UBS resultou em abaixo-assinado, com a participação de todos moradores, agora, o documento ganhou força e deve ser entregue à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e ao Conselho de Saúde de Pelotas. Entre os relatos de quem ergueu faixas e cartazes na RS-737 por cerca de uma hora, estão as dificuldades de atendimento no restante da semana e demora na liberação de receitas controladas e laudos médicos.
"É impossível ficar sem médico ou só ter na segunda-feira, pois as pessoas não adoecem no domingo para consultar no outro dia", disse a oradora Lenir Knuth, que é mãe de uma menina com paralisia cerebral e que, constantemente, precisa de laudos para conseguir renovar a retirada dos medicamentos necessários. "O médico que estava aqui foi embora. Veio uma médica, mas parece que teve algum impasse e agora estamos sem assistência clínica." Ao lembrar que a UBS faz parte do Programa de Estratégia Familiar, Lenir questiona: "Mas que estratégia é essa".
De acordo com a prefeitura, a falta de médicos para atendimento na rede de Atenção Primária tem sido uma realidade em todo o país, com maior destaque para unidades situadas em localidades mais afastadas, como é o caso das UBSs da zona rural de Pelotas. Sobre a situação da UBS Cerrito Alegre, a SMS explica que havia um médico que atendia no local, mas que a comunidade não estava satisfeita, por isso ele foi retirado e enviado a outra unidade. Um novo profissional se apresentou a partir dos editais de credenciamento público, porém, poucos dias depois, desistiu.
Para tentar minimizar essa dificuldade de atendimento, a UBS Cerrito Alegre é uma das que passou a contar com o serviço de tele consulta, assim como as demais unidades da colônia de Pelotas. Segundo o Executivo Municipal, a medida tem apresentado resultados positivos, principalmente no que se refere a fornecimento de receitas e situações de saúde mais simples.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Igreja do Porto prepara-se para celebrar 110 anos de história Anterior

Igreja do Porto prepara-se para celebrar 110 anos de história

Primeira autorização coloca em pauta projeto de novo porto no São Gonçalo Próximo

Primeira autorização coloca em pauta projeto de novo porto no São Gonçalo

Deixe seu comentário