Manifestação

Moradores de Monte Bonito protestam por falta de medicamentos

Além da UBS da região estar sem comunicação desde maio, agora faltam itens básicos e material de primeiros-socorros

Foto: Divulgação - DP - Moradores reivindicam mais atenção e dignidade no atendimento na UBS

Alguns moradores de Monte Bonito protestaram na manhã desta sexta-feira (15) em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade rural. Eles reivindicam mais atenção e dignidade no atendimento às pessoas. Um dos principais - e mais antigos - pedidos é um telefone fixo no local que possa orientar os pacientes nos dias de atendimento, pois muitos se deslocam por quilômetros (área rural) para chegar no posto e descobrir que não é dia de mostrar exame ou pedir receitas, por exemplo. A situação se agravou a partir de outubro quando começou a faltar medicamentos básicos para febre e material para primeiros-socorros.

"O telefone não tem desde que foi reinaugurada a UBS, no final de abril, pois ficou na unidade em que estava sendo usado provisoriamente", disse uma moradora que prefere não se identificar. Ela conta que alguns moradores da comunidade não têm conhecimento do cronograma de atendimento e, por vezes, se deslocam até o posto e recebem um "não". Outro detalhe levantado pelo grupo é a falta de cadeira de rodas na unidade para atendimento aos deficientes e uma balança de pesagem para a Puericultura.

De acordo com o morador Ronaldo Quadrado, há cerca de dois meses começou a faltar medicamentos básicos, como Dipirona em gotas para crianças e também para hipertensos e diabéticos que fazem uso contínuo. "Não tem gases para fazer curativos, nem mesmo produtos para limpar machucados." Nesses casos, o grupo conta que o paciente é encaminhado para outro posto.

Para quem é usuário, a falta de comunicação chega a ser um absurdo, pois é por este meio que a pessoa sabe se é dia de atendimento especializado. "Agora que temos médica e dentista, o que é maravilhoso, não tem impressora para eles enviarem os relatórios. A resposta é que ainda está em conserto", disse a agricultora e moradora do 9º Distrito, Marialda Ramos Brauch Priebe, 57. O descontentamento dos moradores recai sobre o não cumprimento das promessas de melhorias, pois os pedidos se estendem há meses e o retorno é de que está em processo de licitação.

Atenção básica

A diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Greice Matos, explica que nesta sexta-feira esteve na UBS Pedreiras para conversar com os moradores e explicar as medidas tomadas pela Prefeitura para resolver os problemas. "Tanto a impressora quanto os medicamentos estão em processo de aquisição. Foi combinado que será disponibilizado para comunidade um folder explicativo sobre a semana típica da unidade com toda a rotina de atendimentos, para desta forma evitar deslocamentos desnecessários até a resolução do problema do telefone", disse.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fim de semana terá interrupções de trânsito no Centro e bairros Anterior

Fim de semana terá interrupções de trânsito no Centro e bairros

Pesquisa na hora de comprar os produtos para a Ceia de Natal Próximo

Pesquisa na hora de comprar os produtos para a Ceia de Natal

Deixe seu comentário