Transtorno

Moradores reivindicam melhorias no Passo do Salso

Comunidade tem diversas reclamações sobre a estrutura das ruas, paradas de ônibus e valetas

Foto: Jô Folha - DP - Moradores reclamam que em dias secos, há poeira. Com chuva, sujeira impede escoamento

A infraestrutura do Passo do Salso, em Pelotas, é alvo de reclamação dos moradores da região. As reivindicações são por mais manutenção nas ruas, valetas e paradas de ônibus. O problema chegou a ser discutido em audiência pública na última semana.

Residente do bairro há oito anos, o autônomo William Damasceno, 37, detalha o que vê como o maior problema da região. "As estradas. A falta do envaletamento também, que acaba causando danos à estrada", diz ele. No encontro das avenidas Cidade de Lisboa e Herbert Hadler, ele aponta outro problema: a sujeira nas valetas. "Agora eles limparam, mas em 2023 não vieram nenhuma vez aqui. Só que limparam e o lixo retirado ficou jogado na rua", mostra.

Damasceno observa, ainda, que o bairro tem muitas empresas e negócios que acabam prejudicados pela falta de estrutura. "Temos mais de cem empresas aqui. Oficinas, mercados, transportadora. Prejudica e dá vergonha de trazer até aqui as pessoas. O Salso é um bairro com empresas, que gera renda, impostos, empregos", finaliza. A falta de bancos e proteções nas paradas de ônibus também é apontada como um problema para os trabalhadores e para a comunidade escolar da Emef Antônio Joaquim Dias, na avenida Cidade de Lisboa.

A falta de manutenção também é constatada pelo morador Endrigo Ávila, 32, que reside na Vila Governaço. "Nunca tivemos um investimento sequer na Governaço e, quando temos um serviço prestado, sempre é de má qualidade e nunca terminam o serviço, deixando até mesmo o barro que tiram da valeta na frente das casas", relata. Morador do local há 27 anos, Ávila também relembra as dificuldades enfrentadas, especialmente em períodos de chuva. "Chegamos a ficar quatro meses sem passar sequer uma patrola para tapar os buracos e, devido a isso, ficamos uma semana sem ônibus", comenta.

Encaminhamentos

Na noite da última terça-feira, o tema foi debatido em audiência pública proposta pelo vereador Cauê Fuhro Souto (UB). Na ocasião, foram discutidas as necessidades da comunidade. Segundo o vereador, foram realizados encaminhamentos à Prefeitura, além da mobilização para garantir duas paradas de ônibus com emendas impositivas deste ano e um mutirão com a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) e Sersul. "Eles estão sem o básico. Propomos essa audiência e saímos com vários encaminhamentos à Prefeitura", disse Fuhro Souto, que também destacou problemas como as dificuldades de acesso à escola, buracos nas ruas e falta de iluminação pública no bairro.

Problema antigo

As reivindicações da comunidade não começaram agora. Assim como relatam os moradores, as dificuldades são antigas e, em temporadas mais chuvosas, aumentam ainda mais. Ainda em novembro de 2023, o DP esteve no bairro acompanhando uma manifestação de moradores por conta dos buracos nas vias, que causaram desvios na rota do transporte público e deixaram pontos como Vila Nova e Leitaria sem ônibus. Na ocasião, cerca de 20 moradores espalharam galhos e pneus na entrada da rua Lauro Ribeiro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Carnaval terá serviços essenciais garantidos em Pelotas Anterior

Carnaval terá serviços essenciais garantidos em Pelotas

Pintando generosidade: escola dentro do aeroporto recebe pintura voluntária Próximo

Pintando generosidade: escola dentro do aeroporto recebe pintura voluntária

Deixe seu comentário