Luto
Morre aos 94 anos a presidente do Theatro São Pedro, Eva Sopher
O o corpo será velado no próprio Theatro até as 18h; Eva estava internada no hospital Moinhos de Ventos
O Rio Grande do Sul perdeu nesta quarta-feira (7) uma das figuras mais respeitas do cenário cultural. Morreu aos 94 anos, a presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher. O velório vai até as 18h desta quinta-feira, no próprio Theatro. O governador do Estado, Ivo Sartor decretou luto oficial do Estado por três dias.
"Acabo de receber a triste notícia do falecimento de dona Eva Sopher. Deixo minha homenagem a essa grande mulher, que dedicou uma vida inteira à arte e à cultura. Como legado, deixa sua luta pela preservação do Theatro São Pedro, o respeito da classe artística de todo o Brasil e o carinho e a consideração do povo gaúcho", declarou o governador.
Nascida em 1923, em Frankfurt, na Alemanha, Eva Margareth Plaut fugiu do regime nazista com sua família para o Brasil. Na época, com apenas 13 anos, teve que aprender outro idioma, cultura e, o mais importante, o respeito às diferenças, compreendendo o significado das palavras sobrevivência e liberdade. Morou em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde casou-se com Wolfgang Sopher e teve suas filhas Renata e Ruth.
Em 1960 mudou-se para Porto Alegre, onde deu início a um marco relevante na trajetória cultural do Rio Grande do Sul. Após tornar-se conhecida pelo trabalho como produtora cultural na Pró Arte, foi convidada a assumir, em 1975, o desafio de coordenar as obras de reconstrução do Theatro São Pedro interditado há dois anos devido ao mau estado de conservação e às precárias condições de segurança. Em 1982, quando foi criada a Fundação Theatro São Pedro, Eva passou a responder por sua presidência.
A história de Eva Sopher já foi contada na biografia Doce Fera, escrita pelo jornalista Antonio Hohlfeldt, em filme, no documentário Eva e o Theatro, de Claudia Dreyer. De acordo com os responsáveis pelo Theatro São Pedro, poucas mulheres têm em sua biografia depoimentos de artistas e grupos que reforçam o título de uma das maiores administradoras culturais do Brasil.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário