Impasse

MP investiga novas irregularidades no concurso da GM

Após acordo referente às cotas, são apresentadas outras denúncias, agora sobre o teste de aptidão física

Depois de ser suspenso no início de março devido a problemas na seleção de cotistas, o concurso da Guarda Municipal novamente é tema de investigação no Ministério Público (MP). Agora, os problemas dizem respeito ao teste de aptidão física realizado pela Legalle Concursos, empresa contratada para realizar a seleção. Cerca de 40 pessoas apresentaram denúncias ao MP sobre o não cumprimento de regras estabelecidas no edital. Na próxima quinta-feira, a prefeitura de Pelotas tem agendada uma audiência com o órgão para prestar esclarecimentos.

Em torno de 250 pessoas participaram da etapa de aptidão física, e 16% delas procuraram o MP. Nas reclamações são relatados tratamentos distintos entre os grupos na realização das provas e até diferenças de metragens nas raias das provas de corrida. Candidatos também teriam apontado a assinatura de documentos em branco antes mesmo da realização das provas. Algumas equipes teriam disponibilizado de mais tempo para descanso, não havia equipes médicas e ambulâncias, tampouco água e suplemento alimentar para os participantes. Outras contestações foram sobre a forma como eram analisadas as flexões, diferente das exigências apresentadas no edital, e a ausência de servidores da prefeitura para fiscalizar todo o processo. Há também pedidos constantes sobre as filmagens das provas, já solicitadas pelo MP e não apresentadas pela Legalle.

Um candidato, que pediu para não ser identificado, disse aguardar ansioso por uma definição e a divulgação do resultado final. “O concurso foi lançado em outubro de 2017, vai fazer quase um ano e até agora não tem uma definição”, cobrou. Em um grupo formado no WhatsApp, outros participantes estariam relatando dificuldades financeiras, por viver a indecisão dos prazos e de quando serão chamados, no caso dos bem posicionados na classificação. Outra reclamação é sobre as respostas da empresa por e-mail, normalmente genéricas e contendo poucas informações aos interessados.

O que diz a prefeitura
A prefeitura não trabalha com a hipótese de cancelar a seleção e inclusive tem pressa para contratar os novos agentes de segurança. A responsabilidade da realização do teste era da empresa contratada para o serviço, diz o secretário de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Abel Dourado. “Nós vamos apresentar todas as informações solicitadas”, adianta. Ele admite a responsabilidade de fiscalização da prefeitura sobre todo concurso e diz acreditar haver alternativas para corrigir os possíveis problemas. O secretário também acredita que muitas reclamações são decorrentes das reprovações dos respectivos candidatos.

O que diz a empresa
Sobre as imagens, a empresa alegou ao MP problemas técnicos com a máquina, atualmente em manutenção na tentativa de recuperar as gravações. Uma audiência com a empresa já foi realizada e, conforme informações no MP, as respostas foram pouco fundamentadas. A empresa aguarda a análise dos exames médicos por parte da prefeitura para dar seguimento no cronograma do concurso. Ao MP, a empresa negou as acusações e disse seguir todas as regras previstas no edital do concurso, lançado em 2017. Questionada sobre as denúncias, a Legalle informou que só se manifestaria por e-mail, mas não poderia responder até o fechamento desta edição, na sexta-feira.

Outros problemas
Em março, uma decisão da Justiça chegou a suspender o concurso. A lista com os 250 classificados na primeira etapa não respeitava as reservas de 10% para mulheres, 10% para pessoas com deficiência e 20% para afrodescendentes, previstas nas legislações municipal, estadual e federal. No mesmo mês, após um acordo entre o Poder Judiciário, a empresa e a prefeitura, foi dado seguimento ao processo seletivo. Foram incluídos 37 candidatos cotistas por força da decisão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estimulação sensorial na Alfredo Dub busca apoio Anterior

Estimulação sensorial na Alfredo Dub busca apoio

Lista de vagas do Sisu está disponível no site Próximo

Lista de vagas do Sisu está disponível no site

Deixe seu comentário