Peso no bolso

Novo preço da passagem de ônibus de Pelotas será anunciado sexta

Usuário deve ficar atento; hoje, o valor está fixado em R$ 3,35

Jô Folha -

O usuário do transporte coletivo de Pelotas deve se preparar. O novo valor da tarifa será anunciado nesta sexta-feira (9). Com base no INPC e no IGP-DI, a prefeitura irá concluir os cálculos e, através de decreto, irá fixar o preço a ser pago pela passagem, hoje de R$ 3,35. O reajuste, previsto no contrato com o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), coincide com o momento em que o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários se mobiliza para paralisação dos serviços no dia 19 deste mês.

A categoria deve interromper as atividades para pressionar por mudanças nos intervalos dos profissionais, que se queixam de sobrecarga. O Diário Popular tentou conversar com o presidente em exercício do Sindicato, Claudiomiro Amaral, para saber detalhes das reivindicações, mas ficou sem retorno. O secretário-executivo do CTCP, Enoc Guimarães, garantiu que o tema sequer integraria a pauta encaminhada pelos trabalhadores ao sindicato patronal, para definir o novo acordo coletivo.

E, como advogado, adiantou: "Vamos tomar as medidas legais cabíveis". Na prática, quem aderir ao manifesto correria o risco de ter o ponto cortado, já que a paralisação não se justificaria, em função de as discussões sobre os intervalos não terem se esgotado. "Eles (os trabalhadores) são maiores e capazes de arcar com as consequências de suas decisões".

Relembre
Em fevereiro deste ano, um protesto em frente à empresa Santa Rosa resultou em ação judicial movida pelo Sindicato das Empresas contra o Sindicato dos Rodoviários. A entidade busca indenização para se ressarcir dos custos com a multa aplicada pela Secretaria de Transporte e Trânsito pelo não cumprimento de linhas e horários. Os empresários também alegam perda de receita pela interrupção das atividades.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura notifica empresa sobre precariedade de pavimentação Anterior

Prefeitura notifica empresa sobre precariedade de pavimentação

Transporte rural de Pelotas será administrado pela empresa Santa Cruz Próximo

Transporte rural de Pelotas será administrado pela empresa Santa Cruz

Deixe seu comentário