Transtornos

Novos semáforos geram dúvidas e reclamações

No cruzamento das avenidas Fernando Osório, Salgado Filho e 25 de Julho, mudanças causaram transtorno nos primeiros dias

Foto: Carlos Queiroz - DP - Novos semáforos estão causando transtornos aos motoristas

Quando ocorrem mudanças no trânsito, já são esperadas muitas dúvidas e impressões da população. Em Pelotas, os novos semáforos espalhados pela cidade devem causar, inicialmente, alguns transtornos, como é o caso do entroncamento entre as avenidas Fernando Osório, Salgado Filho e 25 de Julho, nas Três Vendas. Nos primeiros dias após a instalação do novo sistema, os engarrafamentos foram a principal reclamação dos motoristas.

No início da tarde de ontem, dois agentes de trânsito acompanhavam o tráfego de veículos no local. Com os semáforos, ficou proibida a conversão à esquerda em todos os sentidos do cruzamento. "O pessoal ainda está se perdendo um pouco, porque estava acostumado com a rotatória", resume um dos agentes. Enquanto a reportagem esteve no local, pelo menos dez carros fizeram a conversão à esquerda e foram instruídos pelos agentes sobre as mudanças. No meio tempo, uma pedestre idosa também abordou os fiscais para saber a melhor forma de atravessar a avenida Fernando Osório. Felizmente, apesar dos enganos, nenhum acidente foi registrado até o momento.

Para os motoristas que trafegavam pelas avenidas, a impressão geral ainda era negativa. "Ficou horrível. É a primeira vez que estou passando depois que mudou, mas o pessoal já vinha comentando que tava complicado", disse um motorista de aplicativo. "Não sei se vai melhorar não. Acho que antes era melhor, tinha menos engarrafamento", complementa outro. "Ajudou aqui [na Fernando Osório], mas piorou lá [na 25 de Julho]", avalia um terceiro condutor.

Lentidão é esperada, diz Prefeitura

Em resposta ao DP, o titular da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), Flávio Al Alam, explicou que a instalação dos semáforos nesse local era uma demanda antiga, motivada por questões como número de acidentes, tempo de espera do transporte coletivo, equilíbrio entre os movimentos das vias e segurança para a comunidade. "Os motoristas de ônibus solicitaram muito esta instalação, pois não conseguiam vencer o cruzamento devido aos demais motoristas que trafegam pelas avenidas 25 de Julho e Salgado Filho", observa. Al Alam também enfatiza que este ponto tinha o maior número de acidentes de toda a cidade e não oferecia nenhuma segurança para os ciclistas.

O secretário avalia que, sempre que ocorre uma alteração viária, é esperada uma lentidão atípica. "Aconteceu assim na instalação semafórica das avenidas São Francisco de Paula e Ferreira Viana e recentemente no entroncamento das avenidas Ildefonso Simões Lopes Neto e Salgado Filho", exemplifica. As mudanças, ressalta Al Alam, são complexas e é necessário um tempo de adaptação. A estimativa da STT é que, entre sete e dez dias, os usuários já estejam mais acostumados e o trânsito flua melhor.

O que fazer?

O secretário da STT indica que, durante o período de adaptação, os usuários fiquem atentos às novas sinalizações, pensem em novas rotas e busquem horários alternativos para fugir de engarrafamentos. "Os condutores que trafegam pela avenida Salgado Filho, que anteriormente realizavam a conversão à esquerda, podem se dirigir até a próxima rótula e acessar a rua Louis Braille, tendo a rua General João Antônio da Silveira como opção para adentrar na avenida Fernando Osório", exemplifica Al Alam. O secretário também pede um pouco de paciência neste primeiro momento. "Sabemos que os transtornos estão sendo grandes, porém o objetivo é a melhora da fluidez e a equidade nas oportunidades de tráfego. Estamos todos os dias observando e fazendo as correções para chegar num ponto que equilibre os fluxos e não comprometa muito o tempo das pessoas", finaliza.

Onde estão os novos semáforos?

Além do entroncamento das avenidas Fernando Osório, Salgado Filho e 25 de Julho, outros sete pontos da cidade também estão passando por mudanças e receberão novos semáforos. São eles:

- Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira com rua Padre Anchieta

- Rua Antônio dos Anjos com Barão de Santa Tecla

- Rua Andrade Neves com Pinto Martins

- Rua Gonçalves Chaves com Princesa Isabel

- Rua Santos Dumont com Voluntários da Pátria

- Avenida Bento Gonçalves com avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Transtorno para garantir desconto no pagamento antecipado do IPTU Anterior

Transtorno para garantir desconto no pagamento antecipado do IPTU

Mais de 400 bebês nasceram prematuros em Pelotas no ano passado Próximo

Mais de 400 bebês nasceram prematuros em Pelotas no ano passado

Deixe seu comentário