Especial

O hábito de mais de 70 anos de leitura do Diário Popular

Aos 99 anos, Leda Cunha é uma das mais antigas assinantes do DP, Jornal que comemora 133 anos de existência neste domingo

Foto - Carlos Queiroz -DP - Leda conta que mantém o hábito da leitura do Jornal diariamente

Nas páginas do Diário Popular, que comemora seu 133º aniversário neste domingo (27), milhares de histórias, da região e do mundo, foram contadas para a comunidade da Zona Sul do Estado. Dentre os tantos fiéis leitores do Jornal está dona Leda Cunha, de 99 anos, assinante do DP desde 1952. Prestes a completar um século de vida, Leda mantém o hábito de ler diariamente há mais de 70 anos.

Inicialmente, a assinatura era do marido, Edy Cunha, falecido em 1995. Casados durante 45 anos e pais de quatro filhos, ambos sempre gostaram do Jornal. Para Edy, a leitura dos principais acontecimentos do dia era parte fundamental da rotina. "O pai acordava de manhã, ia para sala e lia jornal tomando chimarrão. Era uma tradição", relembra uma das filhas, Maria Cristina. A irmã, Maria Isabel, relembra que o hábito dos pais marcou a rotina delas e dos irmãos, José Eduardo e João Luís. "Na época [deles], era só jornal né. Era uma maneira de saber notícias. Nós também nos acostumamos a ler jornal com eles", complementa.

Com uma lucidez invejável, Leda conta que mantém o hábito da leitura do Jornal, e também de livros, até hoje. "Leio todos os dias. Passo folha por folha. Gosto de tomar café, ler o Jornal. Mas durmo até tarde, não tenho hora para acordar", brinca. Junto da companheira fiel, a cachorrinha Mel, ela conta que gosta muito de ler crônicas e colunas. "Gosto de todos [os textos], acho que todos escrevem bem. Mas gosto muito da Maria Alice Estrela também, não deixo de ler", diz Leda, em referência a uma das colunistas de final de semana do DP. A leitura, para ela, é distração mais interessante que a televisão. "Não sou muito da televisão, gosto mais de ler. Quase não vejo TV, nem novela nem nada", observa.

Segredo para a longevidade
No Diário Popular, que é atualmente o veículo em circulação mais antigo do Estado e o terceiro mais antigo de todo o País, os principais acontecimentos das últimas décadas passaram pelas páginas impressas e também pelas plataformas digitais. O segredo para a longevidade do Jornal está no testemunho fiel da história e interesses da comunidade da Zona Sul.

Já o segredo para chegar aos 99 anos, com saúde e autonomia, como dona Leda, é incerto. Para ela, manter os pensamentos e as ações focadas no bem pode ser uma das respostas. "Eu não consigo pensar em uma pessoa que eu queira mal. [O conselho para os mais novos] é levar uma vida boa, do bem, fazendo sempre bastante caridade", resume. Na rotina, a cerveja preta aos fins de semana e as idas para o campo também não podem faltar. "O que mais gosto lá fora é que tem muita árvore, aí penduro as caixas e boto comida para os passarinhos. Gosto muito de pássaros, mas todos soltos", conta.

Motivos para assinar não faltam
Enquanto quem lê o Jornal há tanto tempo não abre mão do hábito, quem é "recém chegado" também vê a importância do periódico no dia a dia. Assinante do Diário Popular há poucos dias, o piloto agrícola Spencer Vitola, 50, conta que, nas páginas do DP, gosta de acompanhar as notícias em geral e os esportes. "[A importância é] ficar informado do que acontece na nossa região", resume. A assinatura escolhida por ele, que recebe a versão impressa apenas aos fins de semana, também levou em conta o gosto dos pais. "[Assinei] para meus pais, que moram em Santa Vitória do Palmar, e gostam de jornal", conta.

Futuro de boas expectativas
Para os cem anos de vida, Leda, que é a última de 14 irmãos, compartilha o que espera da comemoração do aniversário. Segundo ela, o importante é reunir os mais próximos perto da natureza, no campo, local onde mais gosta de estar. "Por minha vontade, eu passava lá fora com meus filhos e a família. Bem simples. Com churrasco no galpão e cerveja", conta.

Assim como dona Leda se prepara para os próximos capítulos de uma longa história de boas memórias, o Diário Popular também se prepara para uma nova fase, com o lançamento de uma nova plataforma de conteúdo exclusiva nas próximas semanas. "A gente quer entregar mais conteúdo ao nosso assinante. Um conteúdo mais informativo, com temas que nem sempre se aplicam ao Jornal diário", revela o diretor executivo do DP, Régis Nogueira.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura tem um mês para dar explicações sobre pórtico da Vila Mozart Anterior

Prefeitura tem um mês para dar explicações sobre pórtico da Vila Mozart

Pelotas terá novos semáforos e reforço na sinalização Próximo

Pelotas terá novos semáforos e reforço na sinalização

Deixe seu comentário