Cultura

ONG Anjos e Querubins arrecada recursos para Caravana Cultural

Evento no Rio de Janeiro integra participantes da região em projetos socioculturais de diversas partes do País

Foto: Fabrício Gonçalves da Cruz - DP - Crianças e jovens de três municípios precisam de apoio para participar do evento no final do ano

Com o objetivo de proporcionar uma experiência cultural rica em novos conhecimentos a 42 atendidos, a ONG Anjos e Querubins está arrecadando recursos para uma viagem ao Rio de Janeiro. No local, as crianças e jovens de três municípios da Metade Sul irão participar com apresentações no evento Circulando Diversidade e participar de workshop com a escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Para isso, a instituição precisa angariar R$ 22 mil.

Não é a primeira vez que a Anjos e Querubins é convidada a participar da convenção que reúne iniciativas socioculturais de todo o País. Promovido pelo Instituto Raízes em Movimento, o evento é dedicado ao desenvolvimento de questões sociais e políticas públicas voltadas para essa área. Entretanto, devido a pandemia e o déficit de verba, desde 2014 que a instituição não realiza a chamada Caravana Cultural. Um dos fundadores e coordenador da instituição, Ben Hur Flores, explica que a participação no evento é uma oportunidade única para os acolhidos. “A importância do intercâmbio pode ser definida com a frase de um dos alunos: ‘quando eu iria imaginar conhecer o Rio de Janeiro se não fosse pelo trabalho da ONG?’”, relata.

No Circulando Diversidade, os atendidos, com idades entre sete e 18 anos, de Pelotas, Arroio Grande e Pedro Osório, irão apresentar números de música, teatro e dança. Além disso, o grupo irá participar de um workshop com a Imperatriz Leopoldinense e de uma visita aos estúdios da rede Globo. “O Instituto, quando soube que estávamos atuando em três cidades, já mandou convite para todos os municípios, foi muito bacana”, conta Flores. Para o coordenador, além de ser uma experiência única, a viagem também proporciona visibilidade a ONG, incentivando que mais jovens e crianças queiram ingressar nos projetos. “Cada vez que eu consigo fazer essa viagem com eles, nós plantamos uma sementinha na cabeça dos outros que ainda não estão na instituição”.

A experiência de quem teve a oportunidade
“A gente jamais imaginou que estaria indo para o Rio de Janeiro, foi algo muito prazeroso. Eu fiquei muito feliz”, conta a pedagoga Andrea Medeiros, ao relembrar a viagem que fez há 14 anos. Ela diz que foram inúmeras atividades fora da sede da ONG como festivais, experiências que foram essenciais para a sua formação como cidadã e para a sua escolha de profissão. “Tem coisas que ainda uso com os meus alunos”, diz.

Para contribuir
Para a viagem marcada para o dia 14 de dezembro, a Anjos e Querubins está arrecadando doações de qualquer valor até o dia 30 de novembro por meio do pix da instituição: CNPJ 06 315 199 000 123.

A ONG
Com 22 anos de atuação, a ONG Anjos e Querubins já acolheu aproximadamente duas mil crianças e jovens em vulnerabilidade social na integração em projetos culturais. Com orgulho, Flores conta que atualmente 13 atendidos estão cursando o ensino superior. “A nossa intenção era formar cidadãos e isso está acontecendo”.

O coordenador explica que todas as ações realizadas dentro da instituição são estratégicas, pensadas para manter os jovens dentro do projeto. “As ruas oferecem um atrativo muito mais palpável para eles e a ONG oferece uma coisa que é para o futuro”, conclui.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

20 de setembro: Uma chama acesa nos corações dos gaúchos Anterior

20 de setembro: Uma chama acesa nos corações dos gaúchos

Sobe para 49 número de mortos no RS após chuvas intensas e enchentes Próximo

Sobe para 49 número de mortos no RS após chuvas intensas e enchentes

Deixe seu comentário