Global Village

Oportunidade para conhecer culturas diferentes

Evento no Shopping Pelotas neste domingo trará intercambistas de cinco países diferentes para expor suas particularidades ao público

Gabriel Huth -

Neste domingo (11), o Shopping Pelotas recebe o Global Village. O evento trará intercambistas de cinco países diferentes para expor sua cultura e interagir com o público pelotense. Promovido pela Aiesec, ocorrerá das 10h às 22h.

A teen leader de incoming global volunteer da Aiesec, Fernanda Guterres, explica que haverá objetos culturais, bandeiras e referências culinárias trazidas pelos jovens, com idades entre 18 e 30 anos. A empresa faz o trabalho de levar brasileiros a outros países e, da mesma forma, trazer estrangeiros. Todos chegam aos locais para exercer trabalhos sociais voluntários ligados às metas da Organização das Nações Unidas (ONU). No evento deste domingo, haverá representantes de Chile, Equador, México, Argentina e Índia.

O mexicano Gerardo Landa, de 23 anos e recém-formado em Psicologia, chegou a Pelotas no início da semana. Questionado sobre sua percepção inicial da cidade, foi direto: "Gente muy amable". O calor humano do brasileiro, apesar de já conhecido, surpreendeu o visitante, natural da Cidade do México. A arquitetura da cidade também chamou sua atenção. Ele ficará aqui até dezembro.

O choque de cultura, no entanto, aconteceu. Mesmo elogiando a culinária, sentiu falta da pimenta. "E eu nem sou tão fã de pimenta como outros mexicanos", brinca. Além disso, os horários de refeições diferem dos costumeiros. O almoço ao meio-dia causou estranhamento. Lá, costuma acontecer por volta das três da tarde. No entanto, diz não ter notado muita diferença no fator humano que liga os países. "Apesar das diferenças de pele, cor, olhos, estatura, ao final do dia, nosso comportamento é de seres humanos", analisa.

Gerardo trouxe objetos culturais do México, como fotos da celebração do Dia de Los Muertos. Em sua casa, imagens de entes queridos são colocadas junto ao seu prato preferido. Adornos da mesa, recortados, foram trazidos também por ele. Ele explicará também como funciona o Camiño de Los Muertos, tradicional celebração dentro da data.

O evento terá também oportunidade para quem pretende fazer o intercâmbio. Haverá promoções de black friday feitas pela Aiesec para quem tiver interesse em ir para longe. Além disso, há outra opção: a de receber, em sua casa, um intercambista. Gerardo diz que até o momento tem se encantado com a receptividade da família com a qual está morando. Mesmo com a dificuldade de comunicação devido ao idioma, comemorou o esforço feito por todos para se comunicarem com ele.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Funcionários da Santa Casa de Rio Grande organizam ato por salários atrasados Anterior

Funcionários da Santa Casa de Rio Grande organizam ato por salários atrasados

Fé em uma safra positiva Próximo

Fé em uma safra positiva

Deixe seu comentário