Promoções
Os preparativos para a Black Friday
A data, que já se consolidou no calendário do comércio, é esperada por lojistas e consumidores
Paulo Rossi -
A tradicional Black Friday ocorre na sexta-feira (23) em todo o Brasil. A promoção anual, que teve origem nos Estados Unidos, tem como objetivo antecipar as vendas de final de ano. Lá, a data coincide com a quarta sexta-feira do mês de novembro, dia que sucede o feriado de Ação de Graças, o mais importante para os estadunidenses. Consumidores podem garimpar produtos com descontos que vão de 50% até 90%. Em Pelotas, desde o começo da semana as lojas preparam-se para vender, com decorações atraentes e vitrines chamativas.
A data foi incorporada ao calendário pelotense e é perceptível a adesão dos dois lados. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas (Sindilojas), Gilmar Bazanella, os setores de eletrodomésticos e eletrônicos são os que vendem. Já no começo deste mês, cada empresa participante escolheu como serão dados seus descontos. O movimento vem crescendo e o esperado é que 2018 supere os anos anteriores. "Queremos que os consumidores aproveitem", afirma.
Na Galeria Malcon, os arranjos para esperar o dia de promoção foram feitos já no início desta semana. A chamada Black Week acontece há dois anos e, em 2017, estratégias de marketing foram desenvolvidas para chamar a atenção do público que por ali passa. Os donos das lojas instaladas no local se reúnem para planejar e definir como vai se dar a programação. Bandeiras pretas e brancas enfeitam o teto do corredor, que vai da rua 15 de Novembro até o calçadão da Andrade Neves. Os descontos começaram já na segunda-feira.
A expectativa, no entanto, está sendo depositada pelas vendedoras de uma loja de calçados nos últimos dias de promoção. Roberta Corrêa conta que há muitos anos a empresa participa da Black Friday. Segundo a caixa Michele Araújo, o movimento nos primeiros dias foi calmo. "Contamos com sexta e sábado", completa. Já a gerente de vendas de outra loja, Carina Lopes, comemora os resultados desta semana. Decidiram inovar neste ano, lançando produtos novos junto com os descontos. A espera é que as vendas aumentem em 20%. Esse ano está sendo, portanto, "melhor que 2017".
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário