Saúde
Para evitar a obesidade infantil
Smed abre inscrições para o programa Gurizada Vida Ativa para atender crianças de 8 a 11 anos de idade
Heitor Araujo -
De olho na saúde e na inclusão das crianças com sobrepeso, a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) lançou uma versão infantil para o projeto Vida Ativa. O Gurizada Vida Ativa deverá começar as atividades já na próxima segunda-feira.
As inscrições estão abertas, das 8h às 18h, no Ginásio Municipal de Educação Professor Orocindo Azevedo, o Karosso (rua Álvaro Chaves, 2.000), mesmo local das aulas. Neste momento, o projeto acolherá crianças de 8 a 11 anos de idade.
A coordenadora geral da atividade, Kátia Berni, explica que qualquer criança pelotense poderá se enquadrar no projeto. Um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende atrair crianças em tratamento da obesidade ou de doenças relacionadas ao sobrepeso. No momento da assinatura do termo de compromisso por parte dos pais ou responsáveis, análises físicas serão feitas, apoiadas pelas Unidades Básicas de Saúde.
O objetivo é inserir qualquer criança acima do peso. Os pais que perceberem um índice elevado de gordura em seus filhos poderão inscrevê-los, mesmo que não estejam ainda em tratamento na rede municipal. A coordenadora explica que a faixa etária escolhida se deu por ser a última fase antes da puberdade, sendo este um momento tido como ideal para desenvolver o gosto pelo esporte e combater a obesidade.
Atividades
As atividades contarão com inicialização esportiva, treinos, exercícios funcionais e outros. Cada aluno terá uma rotina adaptada à sua realidade. "O objetivo é pontuar a iniciação", explica Kátia.
Também serão propostos o movimento e recreações, visando à socialização das crianças. Em um primeiro momento, serão formadas duas turmas com 20 alunos em cada, além do cadastro de reserva. Cada grupo terá atividades duas vezes por semana, uma turma em cada turno.
Preocupação com o futuro
A OMS aponta que no Brasil 50% da população está com sobrepeso. Para evitar isso no futuro, o projeto tem a intenção de manter a gurizada ligada ao esporte mesmo após a idade limite, com inserções em atividades que promovem o desporto.
Por ser um projeto pioneiro, ainda não há expectativa de número de inscrições a serem recebidas. No entanto, a demanda poderá ampliar a quantidade de turmas nos próximos anos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário