Novidade
Para facilitar a compreensão ao consumidor
Abastecedoras terão que modificar a exibição do valor dos combustíveis no visor das bombas e no painel de preços
Carlos Queiroz -
A partir do próximo sábado (7), os revendedores de combustíveis terão que alterar a forma de exibir o valor dos produtos no painel de preços e nos visores das bombas de abastecimento. A nova medida é determinada pela resolução nº 858/2021 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e estabelece que os valores sejam divulgados com apenas duas casas decimais, em vez das atuais três.
De acordo com a ANP, a alteração tem o objetivo de alinhar a exibição dos preços com a expressão numérica da moeda brasileira e facilitar o entendimento do consumidor, deixando mais claro o valor cobrado no momento do abastecimento.
No visor digital das bombas de combustíveis, o órgão regulador vai consentir a permanência do terceiro dígito, desde que ele seja permanentemente o número “zero” e que esteja travado no momento do abastecimento. Desse modo, segundo a Agência, os postos não precisarão arcar com despesas para a realização de alteração dos módulos dos equipamentos.
Gerente de um posto de combustíveis de Pelotas, Leandro Martin diz que a adequação será tranquila de ser efetuada até o prazo estabelecido. “A gente sabe que essa modificação é para evitar confundir o cliente com o valor. É tranquilo, é só tirar a terceira casa e voltar ao sistema antigo, com duas casas após a vírgula. Para modificar o visor da bomba a gente tem como programar e o painel de preços é só retirar a terceira placa”, aponta.
Apesar do benefício a partir da medida, nem todos os consumidores acreditam que a mudança será significativa. Para Richard Alves, que estava abastecendo seu automóvel, a modificação não fará diferença na hora de conferir o valor. “Para mim não vai mudar nada. A gasolina vai continuar cara igual e, na maioria das vezes, eu nem olho essa terceira casa decimal”, relata.
Fiscalização
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pelotas) vai estar, por meio do Serviço de Educação ao Consumidor, fiscalizando os postos de combustíveis do município para constatar se a determinação está sendo seguida pelos revendedores.
“Vamos observar essa adaptação. Temos um trabalho de educação que mensalmente faz pesquisa de preços de combustíveis para informar o consumidor. Comumente a isso, o Procon vai estar inspecionando se as abastecedoras estarão adequadas a esta nova norma. Encontrando alguma irregularidade, iremos atuar”, afirma o coordenador executivo do órgão, Enéias Clarindo.
A ANP ressalta que a mudança não implicará em alterações no valor final dos preços dos combustíveis, uma vez que a alteração no sistema não trará custos aos revendedores.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário