Iniciativa
Parceria em prol da saúde
Projeto conjunto da prefeitura e da UFPel, que usa os ônibus para levar informações ao público, concorre a prêmio nacional
Jô Folha -
Desde 2012 os ônibus de Pelotas apresentam adesivos com dicas de saúde à população. Chamado de Nutrição no Ônibus, o projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e os cursos de Nutrição e Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A ideia deu tão certo que concorre a um prêmio nacional de saúde, promovido pela editora Abril.
A iniciativa foi inspirada no projeto Poema no Ônibus, que divulga poesias através de adesivos colados em coletivos e pode ser visto em capitais como Curitiba e Porto Alegre.
Adaptados à saúde, os adesivos contam com uma linguagem fácil, sem termos técnicos, além da inclusão de imagens, tornando a campanha acessível a todos os públicos. Leandro Thurow, dentista da SMS envolvido no projeto, lembra que os usuários dos ônibus são geralmente pessoas menos favorecidas e carentes de informação relacionada à saúde. Em pesquisa, 70% das pessoas expostas às orientações afirmam que aprenderam algo. Dessas, 40% relatam mudança de hábitos.
No início, em 2012, o foco das ações era a saúde bucal. Um adesivo em formato de boca enfeitava as janelas dos coletivos e trazia informações sobre odontologia. Em 2015 foi a vez de dicas nutricionais embarcarem no projeto, embutidas em um adesivo em forma de maçã. De acordo com Eliana Bender, professora da faculdade de Nutrição, a ideia era orientar a comunidade dando dicas de alimentação saudável. “Hoje não interessa às grandes indústrias, principalmente as de alimentos processados, falar sobre o tema”, afirma. Ela lembra que uma má alimentação está ligada, muitas vezes, ao surgimento de diversas doenças.
Neste ano as orientações são acerca dos mais diversos temas relacionados à saúde. Cuidados com os idosos, dicas sobre o uso e a conservação de medicamentos, instruções para doação de sangue e saúde da mulher são alguns dos assuntos abordados. Loreci dos Reis, usuária do transporte coletivo, aprovou a iniciativa. “É bom para alertar as pessoas sobre alguns temas”, opina. O projeto inclusive teve impacto direto na sua vida. Ela afirma que coloca em prática as dicas, principalmente as de saúde bucal.
Outra ação está prevista para 2018. Os organizadores realizaram um concurso cultural para ouvir histórias de superação relacionadas à saúde. São relatos de pessoas que enfrentaram o câncer, pararam de fumar e abandonaram hábitos não saudáveis. A ideia é que eles também sejam apresentadas em adesivos fixados nas janelas dos coletivos.
No 11º Prêmio Saúde da Editora Abril concorrem o projeto de Pelotas, o Aplicativo Escolha Certa (Sociedade Brasileira de Hipertensão) e a Pirâmide Alimentar Contra a Epilepsia (Universidade de São Paulo). O resultado será conhecido na próxima terça-feira.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário