Obras

Pavimentação avança no Getúlio Vargas

Melhorias estão inseridas no projeto Pavimentação nos Bairros do programa municipal #ObraNoBairro

Obras de pavimentação, que se iniciaram neste mês no bairro Getúlio Vargas, Três Vendas, foram vistoriadas pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), nesta quarta-feira (24). As ruas 21, 7 e 3 e a avenida 4 receberão meios-fios, asfalto e sinalização. O investimento é superior a R$ 344 mil e as intervenções fazem parte do projeto Pavimentação nos Bairros, que contempla a infraestrutura de diversas áreas do município, dentro do programa #ObraNoBairro, da prefeitura de Pelotas.

“Essa obra vai facilitar a vida das pessoas que vivem no Getúlio Vargas e Pestano. Ficamos muito felizes de trazer essa melhoria para a população que vive na periferia da cidade”, antecipou a prefeita, acompanhada do vice, Idemar Barz (PTB).

Mais de sete quilômetros de vias nas Três Vendas, Areal, Centro, Fragata e Laranjal serão pavimentados de acordo com a programação do projeto Pavimentação nos Bairros, viabilizado com recursos do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa), da Caixa Federal. O município é responsável pelo contrato, e a gerência e fiscalização cabem à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). As obras são executadas pela Construtora Pelotense.

Facilidade e conforto

O secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, explica que, a partir da avenida Leopoldo Brod, moradores do Pestano e do Getúlio Vargas poderão entrar e sair passando por quatro vias que terão trechos com asfalto. Serão duas entradas/saídas de acesso a cada bairro.

Naquelas vias, passam ônibus do transporte coletivo, e estão sediadas a Unidade Básica de Saúde (UBS), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mário Meneghetti, estabelecimentos comerciais e grande número de moradias.

As intervenções de terraplanagem e de realização da base para a futura pavimentação asfáltica prosseguem na rua 21, localizada no Pestano, que ganha o nome de 7 no Getúlio Vargas. Na avenida 4, inicia-se a colocação dos meios-fios, que alinham e demarcam a largura da via.

Leopoldo Brod

A prefeita e o vice também verificaram, antes de ir ao Getúlio Vargas, a avenida Leopoldo Brod. No local, um trecho de 1040 metros receberá pavimentação, chegando até o entroncamento com a BR-116, completando a nova pista da via, que já é asfaltada em parte, na entrada pela avenida Fernando Osório. Com a melhoria, todos os acessos à rodovia estarão asfaltados.

“É um compromisso que firmamos de completar a pavimentação da Leopoldo Brod, uma obra que favorece toda a comunidade do entorno, do Sítio Floresta, bem como as indústrias ali instaladas, e quem chega em Pelotas pela BR-116”, observou Paula.

A prefeitura contempla a Leopoldo Brod com asfalto, drenagem superficial, sinalização viária, duas ondulações transversais (quebra-molas), passeios públicos, acessibilidade e ciclofaixa. O trecho anterior, de 530 metros, cuja infraestrutura está concluída, vai ganhar uma ciclovia. O contrato faz parte do programa #ObraNoBairro, e inclui as obras da avenida São Jorge, que já ultrapassam 70% do total previsto.

O investimento é superior a R$ 2 milhões, proveniente de saldos de programas federais, Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa/Caixa Federal), e de verba obtida por meio de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas chega a 212 casos de Covid-19 Anterior

Pelotas chega a 212 casos de Covid-19

Mais da metade de quem vive nas favelas não se previne da Covid Próximo

Mais da metade de quem vive nas favelas não se previne da Covid

Deixe seu comentário