Desenvolvimento

Pedras Altas atinge capacidade para tratar 100% do esgoto

Com conclusão da estação de tratamento, Município agora torna-se modelo nacional no serviço

Foto: Divulgação - Obras foram finalizadas no ano passado

Por Vitória de Goes
[email protected]

Pedras Altas passou nesta semana a ter capacidade para tratar 100% do esgoto produzido, o que coloca o Município como um modelo nacional de saneamento. A possibilidade do serviço se dá a partir da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) instalada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Atualmente, mais de 95% da área urbana de Pedras Altas é coberta por rede coletora de esgoto. Com a nova ETE, além da coleta, a população passa a contar também com o tratamento do efluente.

Para a construção da estrutura, que conta com três estações de bombeamento e 35 ramais de tratamento de esgoto, foi necessário o investimento de R$ 2,4 milhões, que se deram a partir de recursos obtidos junto à Caixa Econômica Federal. As obras foram iniciadas em 2019 e finalizadas em setembro do ano passado.

Secretário Municipal da Administração e Assuntos Jurídicos, Adriano Castro dos Santos explica que o projeto iniciou durante a gestão do ex-prefeito Bebeto Perdomo (PP). "O sonho dele era colocar 100% de saneamento em Pedras Altas e isso foi dado continuidade com o prefeito Volnei (PT)", declara.

Ainda de acordo com o secretário, a conquista é de extrema importância para o Município em diferentes áreas. "Isso influencia diretamente na questão de saúde pública. Na questão ambiental também, porque a água contaminada será tratada", explica.

Nesse primeiro momento a Corsan estará orientando a comunidade quanto à forma da prestação deste serviço em Pedras Altas e os impactos positivos para a qualidade de vida da população. A ideia é que o serviço possa ser ampliado aos poucos para outras cidades brasileiras.

Conforme a Companhia, o objetivo é que a cobertura média de tratamento de esgoto, atualmente em 20% na média dos municípios, chegue a 90% até 2033, cumprindo com as metas determinadas pelo Marco Legal do Saneamento. No entanto, a Corsan diz que há projetos estão sendo reavaliados e remodelados, além de novos estudos em desenvolvimento, para que as obras possam iniciar nos próximos meses e sejam aceleradas gradativamente para o cumprimento da meta em dez anos.

Índices que preocupam

No Brasil, 44,2% das pessoas vivem sem coleta de esgoto. Enquanto isso, o índice de esgoto tratado referido à água consumida - volume de esgoto que foi submetido a tratamento em relação ao volume de esgoto gerado - é de apenas 51%. Os números são resultado de um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil e são referentes a 2021.

A pesquisa realizada pelo Instituto leva em consideração apenas os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Em Rio Grande, por exemplo, 68,2% não possui coleta de esgoto e 8.418 pessoas - em uma população de 211 mil - não possuem acesso a água tratada.

Já de acordo com o Ranking de Saneamento, que considera os índices de saneamento dos cem maiores municípios brasileiros, Pelotas se encontra na 84ª posição, tendo apenas 15,1% do esgoto tratado referido à água consumida.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Manifestantes são intimados por protesto contra pedágio do Retiro Anterior

Manifestantes são intimados por protesto contra pedágio do Retiro

Rio Grande tem maior saldo de empregos dos últimos oito meses Próximo

Rio Grande tem maior saldo de empregos dos últimos oito meses

Deixe seu comentário