Cerimônia

Pelotas no mapa da preservação aquática

Primeira frota criada no país, a Frota Brasil Sul terá sede no município; inauguração ocorre nesta sexta-feira na Bibliotheca Pública, às 19h

Divulgação -

Pelotas ganha espaço no cenário internacional de preservação aquática. A cidade será sede da primeira frota do Brasil instituída pelo Rotary para a descontaminação das águas. O mesmo ocorre em países como o Canadá, o Chile, a Espanha e as Filipinas. Desde o final da tarde de ontem, o coordenador responsável internacional pela agremiação, o comodoro Robert Burns, pertencente à frota Clyde Fleet da Inglaterra, está no município para entregar a carta constitutiva da inédita frota, que será denominada Frota Brasil Sul e comandada por Nívio Tonial. O ato ocorre nesta sexta-feira (18), na Bibliotheca Pública, às 19h.

A principal função do grupo rotário náutico é a preservação das águas. A carta que constituiu a iniciativa em Pelotas prevê o desenvolvimento de atividades náuticas para a comunidade e um trabalho voltado para a limpeza dos mares, rios, lagoas e todos os demais tipos de água. Utiliza também o interesse pela vela e pela náutica como uma oportunidade para avançar e fomentar o objetivo da paz e da compreensão mundial, com os princípios do Rotary Internacional. A frota também busca a congregação de rotarianos, ex-rotarianos e bolsistas que tenham afinidade com esta questão ambiental.

Para atingir o status de Frota Brasil Sul, o primeiro passo foi criar um esquadrão, que reúne um grupo menor de rotanautas. O esquadrão pelotense foi oficializado há dois anos e contou com seis integrantes na formação inicial. Com o passar do tempo, o número de envolvidos cresceu e chegou ao mínimo exigido para constituir uma frota rotária, um total de 20 membros. Atualmente, são 126 frotas rotárias em mais de 44 países. "Nós estamos muito orgulhosos da primeira frota ligada ao Rotary no Brasil ser inaugurada em Pelotas. Essa frota vai incluir Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É uma felicidade muito grande para nós" declarou a rotanauta Laura Tonial, que fez parte da primeira formação do esquadrão pelotense.

Durante o ato, também será instalado um esquadrão em outra cidade gaúcha. O "Esquadrão Gramado", como será chamada a iniciativa que terá sede na cidade que dá nome ao projeto, também tem a perspectiva de transformação em frota, assim como ocorreu em Pelotas, e será capitaneado por Maria Aparecida. Também há negociações avançadas com Passo Fundo para que seja criada uma subdivisão na cidade.

Próximos passos
A Bibliotheca Pública sedia nesta sexta-feira aquele que, na visão da direção da Frota Brasil Sul, será um marco para outros projetos na região. Estão previstas atividades como a navegação de crianças de escolas carentes, com ajuda da Marinha. O projeto Náutico Terapia, pensado para levar crianças e adultos com necessidades especiais para navegar pela hidrovia também tem perspectiva de ser implantado, bem como a ajuda para crianças que desejem aprender a navegar à vela. A promoção de atividades esportivas e uma parceria oficial com a Marinha, em Rio Grande, também estão nos planos de continuidade da frota.

Lagoa dos Patos
Há pouco mais de uma semana, um estudo do curso de Engenharia de Materiais divulgado pela UFPel comprovou a existência de micropartículas de plástico na Lagoa dos Patos. Para tratar sobre o tema e a adesão de Pelotas, através da Frota Brasil Sul, há um projeto internacional de preservação aquática, segundo a contracomodoro Angie Mesistrano, da Argentina. Mesistrano irá explanar sobre um programa de descontaminação por plásticos de rios, mares e oceanos.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Não quero perder meu filho por burocracia"

Parte do telhado e do forro de duas casas desaba no Centro de Pelotas Próximo

Parte do telhado e do forro de duas casas desaba no Centro de Pelotas

Deixe seu comentário