Bandeira

Pelotas pode ter Conselho LGBT

Expectativa é de que ainda este ano a cidade passe a contar com a representação municipal para discutir a causa da diversidade

Paulo Rossi -

A realização da Semana da Diversidade de Pelotas está sendo definida e deve ser encaminhada nas próximas semanas. Esse ano, o Conselho da Diversidade Sexual e Gênero, composto por diversos órgãos, instituições e ONGs, participará da organização, incluindo a possibilidade da realização de uma passeata ou parada LGBTS ao final do evento.

Segundo Gregori Dalgais, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pelotas para o assunto, as diretrizes ainda estão sendo acertadas. A princípio, a cada dia uma instituição diferente fará atividades de conscientização e aceitação da diversidade. A abertura deve ficar por conta da própria OAB, que deverá organizar palestras para tratar das questões legais dos direitos LGBTS. O município conta atualmente com 12 conselhos e há a expectativa de que o Conselho LGBT seja oficializado ainda neste ano.

O projeto, de acordo com Gregori, é fazer com que as discussões sobre a pauta LGBTS entrem na agenda municipal e ajudem a criar políticas públicas efetivas que tragam benefícios ao público atingido. “A ideia do Conselho é criar um espaço institucionalizado de representação, por parte do Poder Público.” Ele indica que a semana poderá ocorrer entre o final de novembro e início de dezembro, provavelmente do dia 27 ao dia 3. A ideia é que instituições de ensino, ONGs e outros órgãos públicos e privados participem da ação.

Diretor de Movimentações Populares da Secretaria de Cultura (Secult), Paulo Pedroso afirma que as diretrizes devem ser definidas em reuniões e anunciadas até o final deste mês. Já a organização deve ficar por conta da prefeitura e do Conselho, mas as questões de espaços, locais e colaboradores ainda não foram acertadas. Ele garante, porém, que assim como em todas as semanas de conscientização realizados no município, haverá apoios de instituições com banners, camisetas e material. Nada disso, porém, já está definido.

Antiga organização
Léo Beone, ex-presidente da Associação LGBT de Pelotas, grupo que costumava organizar as tradicionais Paradas da Diversidade na cidade, lembra que o corte de gastos dificultou a organização. Ele acredita que o grupo não realizará nenhuma movimentação este ano, já que ficou complicado cobrir os gastos apenas com a verba própria, e isso gerou prejuízos a eles.
No último ano, a Parada da Diversidade estava programada para o dia 16 de outubro, mas foi cancelada devido ao mau tempo naquele dia.

O Conselho
O Conselho LGBT é uma reivindicação antiga para o propósito de representar, promover e defender os direitos homoafetivos. No último mês, representantes das instituições enviaram uma carta à prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) para solicitar a criação. Gregori Dalgais, que na ocasião foi um dos que assinaram a carta, comenta que expectativa é que durante a Semana da Diversidade haja o anúncio oficial da criação desse conselho municipal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cachorros de rua protagonizam filme Anterior

Cachorros de rua protagonizam filme

Pelotense recebe Comenda da Ordem do Mérito Médico Próximo

Pelotense recebe Comenda da Ordem do Mérito Médico

Deixe seu comentário