Bandeira
Pelotas pode ter Conselho LGBT
Expectativa é de que ainda este ano a cidade passe a contar com a representação municipal para discutir a causa da diversidade
Paulo Rossi -
A realização da Semana da Diversidade de Pelotas está sendo definida e deve ser encaminhada nas próximas semanas. Esse ano, o Conselho da Diversidade Sexual e Gênero, composto por diversos órgãos, instituições e ONGs, participará da organização, incluindo a possibilidade da realização de uma passeata ou parada LGBTS ao final do evento.
Segundo Gregori Dalgais, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pelotas para o assunto, as diretrizes ainda estão sendo acertadas. A princípio, a cada dia uma instituição diferente fará atividades de conscientização e aceitação da diversidade. A abertura deve ficar por conta da própria OAB, que deverá organizar palestras para tratar das questões legais dos direitos LGBTS. O município conta atualmente com 12 conselhos e há a expectativa de que o Conselho LGBT seja oficializado ainda neste ano.
O projeto, de acordo com Gregori, é fazer com que as discussões sobre a pauta LGBTS entrem na agenda municipal e ajudem a criar políticas públicas efetivas que tragam benefícios ao público atingido. “A ideia do Conselho é criar um espaço institucionalizado de representação, por parte do Poder Público.” Ele indica que a semana poderá ocorrer entre o final de novembro e início de dezembro, provavelmente do dia 27 ao dia 3. A ideia é que instituições de ensino, ONGs e outros órgãos públicos e privados participem da ação.
Diretor de Movimentações Populares da Secretaria de Cultura (Secult), Paulo Pedroso afirma que as diretrizes devem ser definidas em reuniões e anunciadas até o final deste mês. Já a organização deve ficar por conta da prefeitura e do Conselho, mas as questões de espaços, locais e colaboradores ainda não foram acertadas. Ele garante, porém, que assim como em todas as semanas de conscientização realizados no município, haverá apoios de instituições com banners, camisetas e material. Nada disso, porém, já está definido.
Antiga organização
Léo Beone, ex-presidente da Associação LGBT de Pelotas, grupo que costumava organizar as tradicionais Paradas da Diversidade na cidade, lembra que o corte de gastos dificultou a organização. Ele acredita que o grupo não realizará nenhuma movimentação este ano, já que ficou complicado cobrir os gastos apenas com a verba própria, e isso gerou prejuízos a eles.
No último ano, a Parada da Diversidade estava programada para o dia 16 de outubro, mas foi cancelada devido ao mau tempo naquele dia.
O Conselho
O Conselho LGBT é uma reivindicação antiga para o propósito de representar, promover e defender os direitos homoafetivos. No último mês, representantes das instituições enviaram uma carta à prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) para solicitar a criação. Gregori Dalgais, que na ocasião foi um dos que assinaram a carta, comenta que expectativa é que durante a Semana da Diversidade haja o anúncio oficial da criação desse conselho municipal.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário