Independência

Pelotas recebe desfile cívico-militar neste 7 de Setembro

Evento ocorreu ao longo da avenida Bento Gonçalves na manhã deste sábado

Paulo Rossi -

Centenas de pessoas compareceram, neste sábado (7), às atividades em celebração à proclamação da Independência em Pelotas. A manhã de céu nublado, com possibilidade de chuva a qualquer momento, não impediu a realização do evento, cuja programação teve início às 8h45min com homenagem ao Patriarca da Independência, José Bonifácio, pela Loja Maçônica Antônio Ribas, na praça da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula.

Ponto alto do feriado de 7 de Setembro, o tradicional desfile cívico-militar ocorreu na avenida Bento Gonçalves, a partir das 9h15min, com abertura da Banda de Música da Brigada Militar e participação de 21 escolas municipais, estaduais, particulares e especiais. De pé ou em cadeiras, o público se acomodou ao longo do canteiro central desde a rua Almirante Barroso até a General Osório.

Logo na sequência, a Banda de Música da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada deu início ao desfile militar, que contou com tropas da Marinha do Brasil, destacando a presença da mulher brasileira integrada à força, e do Exército Brasileiro, intergrando grupos de infantaria, fuzileiros e ex-militares que participaram de missões de paz em Suez (1965-1966).

Junto da plateia, com camiseta e laços alusivos à bandeira nacional, Roselaine Pinto Silveira, de 52 anos, vibrava a cada grupamento que passava em frente ao Altar da Pátria. “Estou achando bárbaro. É importante redescobrir esse amor ao Brasil, voltar a ter orgulho do nosso país”, comentou a estudante, que veio acompanhada do marido e do filho.

Também desfilaram tropas da Brigda Militar, incluindo representantes do 4º Batalhão de Polícia Militar, 213 alunos do Colégio Tiradentes, considerado uma referência em escola pública de Ensino Médio no Estado, e 150 crianças entre sete e 12 anos do projeto Brigada Mirim. Sete pelotões dos grupos de escoteiros da cidade levaram cerca de 250 pessoas à avenida.

Entre o Grupo de Escoteiros Lis da Lagoa, a jovem Alana Azevedo, de 11 anos, contou ao Diário Popular que gosta de participar do desfile de 7 de Setembro. Esta é a sua terceira vez no evento. Considera importante para mostrar o trabalho dos escoteiros na cidade. “A gente aprende muito, sobre leis e valores sociais, além de fazer amigos. Nos tornamos pessoas melhores”, acredita.

Por fim, o desfile contemplou veículos motorizados da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, CRPO/Sul, 4º BPM, Companhia Especial do 3º BBM, Polícia Civil, SUSEPE, Guarda Municipal, Samu e Movilcor. O Corpo de Bombeiros se fez presente no tanto no desfile a pé quanto motorizado. As atividades encerraram às 11h30min, concluindo a programação da Semana da Pátria no município.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em nome de uma alimentação não convencional Anterior

Em nome de uma alimentação não convencional

Pelotas também faz eco ao Grito dos Excluídos Próximo

Pelotas também faz eco ao Grito dos Excluídos

Deixe seu comentário