Encontro

Pelotas recebe evento regional sobre saúde materno infantil

A décima edição do Encontro Materno Infantil ocorreu em Pelotas, reunindo profissionais da rede municipal e de municípios vizinhos, com enfoque na vigilância dos óbitos maternos, infantis e fetais

Foto: Michel Corvello - Ascom - Objetivo do evento foi fortalecer a Rede de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança

Nesta segunda-feira (29), o município sediou o 10º Encontro Materno Infantil no auditório do IFSul. Promovido pelo Comitê Municipal de Investigação de óbitos Infantis, Fetais e mortes Maternas (Comai), o evento retomou o formato presencial pós-pandemia, contando com a participação de profissionais da rede municipal e de municípios da região, a convite da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS). O objetivo foi fortalecer a Rede de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, concentrando-se na vigilância dos óbitos maternos, infantis e fetais.

Pelotas é reconhecida como referência para os municípios vizinhos nos cuidados às gestantes de alto risco, conforme destacou a secretária de Saúde, Roberta Paganini. "Estamos intensificando nossos esforços na área materno-infantil, e cada encontro que realizamos fortalece ainda mais nossa rede, refletindo na qualidade da assistência que oferecemos ao nosso público. Os casos materno-infantis nos mobilizam consideravelmente".

O evento teve início com uma mesa redonda composta por servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), discutindo estratégias e iniciativas da rede de cuidados para a prevenção do óbito materno, infantil e fetal no âmbito municipal. Participaram as redes Materno-Infantojuvenil (Remi) e de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias (RDCTP), a Diretoria de Atenção Primária (DAP) e a Vigilância em Saúde.

As médicas obstetras e professoras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Iândora Sclowitz e Rozana Mendes, abordaram o tema do Pré-Natal e sua influência na redução do óbito materno e fetal. Em seguida, a pediatra Paula Trevisol, especialista em medicina intensiva pediátrica, debateu sobre a Prevenção do Óbito Infantil.

Sobre o Comai

O Comai foi estabelecido pelo Decreto Municipal nº 4.773, em agosto de 2005, e é coordenado pela Vigilância Epidemiológica (Vigep) da SMS, com o propósito de reunir informações sobre as mortes maternas, infantis e fetais ocorridas no município. A partir desses dados, são realizadas intervenções direcionadas à saúde desse público.

O órgão é composto por enfermeiras da Vigilância Epidemiológica, bem como representantes da Diretoria de Atenção Primária, das redes Materno-Infantojuvenil e de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias, além de representações dos hospitais Miguel Piltcher, Santa Casa de Misericórdia, Beneficência Portuguesa, Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas e Hospital São Francisco de Paula, juntamente com os conselhos de Saúde, da Mulher e dos direitos da Criança e do Adolescente.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eventos integrados abordam violência contra a mulher Anterior

Eventos integrados abordam violência contra a mulher

6ª edição da PreMIAção do projeto da escola Santa Rita ganha novidades Próximo

6ª edição da PreMIAção do projeto da escola Santa Rita ganha novidades

Deixe seu comentário