Pandemia
Pelotas tem cinco casos suspeitos de coronavírus
As cinco pessoas têm quadro estável, passam bem e permanecem em isolamento domiciliar
Pelotas começa a semana com cinco casos suspeitos de coronavírus; um a mais em relação ao cenário registrado até o domingo. Um boletim epidemiológico passará a ser divulgado diariamente, às 16h, pela prefeitura com panorama do coronavírus.
As cinco pessoas - quatro homens e uma mulher, com idades entre 21 e 31 anos - têm quadro estável, passam bem e permanecem em isolamento domiciliar. Todos eles estiveram no exterior ou em municípios em que há transmissão comunitária confirmada (quando não há como saber a origem da infecção). A análise dos exames será feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) e os resultados serão conhecidos nos próximos dias.
A orientação da Secretaria de Saúde de Pelotas é de que, em caso de sintomas, a população se dirija a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal. O Pronto-Socorro deve ser evitado, já que é referência para situações de urgência e emergência. "O ideal é que se dirijam à unidade de saúde já com uma máscara", enfatiza a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rita de Cássia Carvalho.
O perfil dos casos suspeitos em Pelotas
- 1 mulher, 31 anos. Origem: Estados Unidos
- 1 homem, 21 anos. Origem: São Paulo
- 1 homem, 24 anos. Origem: Rio de Janeiro
- 1 homem, 29 anos. Origem: Rio de Janeiro
- 1 homem, 29 anos. Origem: São Paulo
Até agora nenhum caso confirmado em Pelotas
Apenas dois casos foram investigados, desde o mês de janeiro. Na madrugada da última sexta-feira foi descartada a suspeita de que um homem de 42 anos, morador de Veneza, na Itália, poderia estar infectado com o Covid-19, em solo pelotense. O homem apresentou sintomas característicos da doença e também ficou em isolamento domiciliar. A análise da amostra foi feita pelo Lacen.
Em 31 de janeiro, uma pelotense de 32 anos chegou a ser internada - preventivamente - em área de isolamento do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), após apresentar quadro gripal. A mulher havia participado de congresso internacional em São Paulo e, por isso, soou o sinal de alerta. Antes mesmo de integrar a lista oficial de suspeitas no Rio Grande do Sul, a Vigilância Epidemiológica do Estado decidiu excluir a suspeita, com a explicação de que não reunia os critérios para tal preocupação.
E o cenário nacional ?
Em todo o país, o coronavírus avança rápido. Dados do Ministério da Saúde, divulgados na tarde desta segunda-feira (16), indicam: há 234 casos confirmados no país; mais do que o dobro de três dias atrás. São Paulo é responsável por mais da metade dos casos: 152. Os quadros sob suspeita já ultrapassam os dois mil; são 2.064. Detalhe: não há mais nenhum estado brasileiro sem casos confirmados ou suspeitos. Antes, Roraima e Amapá ainda estavam de fora das estatísticas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário