Pandemia

Pelotas tem cinco casos suspeitos de coronavírus

As cinco pessoas têm quadro estável, passam bem e permanecem em isolamento domiciliar

Pelotas começa a semana com cinco casos suspeitos de coronavírus; um a mais em relação ao cenário registrado até o domingo. Um boletim epidemiológico passará a ser divulgado diariamente, às 16h, pela prefeitura com panorama do coronavírus.

As cinco pessoas - quatro homens e uma mulher, com idades entre 21 e 31 anos - têm quadro estável, passam bem e permanecem em isolamento domiciliar. Todos eles estiveram no exterior ou em municípios em que há transmissão comunitária confirmada (quando não há como saber a origem da infecção). A análise dos exames será feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) e os resultados serão conhecidos nos próximos dias.

A orientação da Secretaria de Saúde de Pelotas é de que, em caso de sintomas, a população se dirija a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal. O Pronto-Socorro deve ser evitado, já que é referência para situações de urgência e emergência. "O ideal é que se dirijam à unidade de saúde já com uma máscara", enfatiza a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rita de Cássia Carvalho.

O perfil dos casos suspeitos em Pelotas
- 1 mulher, 31 anos. Origem: Estados Unidos
- 1 homem, 21 anos. Origem: São Paulo
- 1 homem, 24 anos. Origem: Rio de Janeiro
- 1 homem, 29 anos. Origem: Rio de Janeiro
- 1 homem, 29 anos. Origem: São Paulo

Até agora nenhum caso confirmado em Pelotas
Apenas dois casos foram investigados, desde o mês de janeiro. Na madrugada da última sexta-feira foi descartada a suspeita de que um homem de 42 anos, morador de Veneza, na Itália, poderia estar infectado com o Covid-19, em solo pelotense. O homem apresentou sintomas característicos da doença e também ficou em isolamento domiciliar. A análise da amostra foi feita pelo Lacen. 

Em 31 de janeiro, uma pelotense de 32 anos chegou a ser internada - preventivamente - em área de isolamento do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), após apresentar quadro gripal. A mulher havia participado de congresso internacional em São Paulo e, por isso, soou o sinal de alerta. Antes mesmo de integrar a lista oficial de suspeitas no Rio Grande do Sul, a Vigilância Epidemiológica do Estado decidiu excluir a suspeita, com a explicação de que não reunia os critérios para tal preocupação.

E o cenário nacional ?
Em todo o país, o coronavírus avança rápido. Dados do Ministério da Saúde, divulgados na tarde desta segunda-feira (16), indicam: há 234 casos confirmados no país; mais do que o dobro de três dias atrás. São Paulo é responsável por mais da metade dos casos: 152. Os quadros sob suspeita já ultrapassam os dois mil; são 2.064. Detalhe: não há mais nenhum estado brasileiro sem casos confirmados ou suspeitos. Antes, Roraima e Amapá ainda estavam de fora das estatísticas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vacinação contra o Influenza é antecipada para dia 23 em Pelotas Anterior

Vacinação contra o Influenza é antecipada para dia 23 em Pelotas

Simp promove assembleia para discutir Data-Base Próximo

Simp promove assembleia para discutir Data-Base

Deixe seu comentário