Pandemia

Pelotas tem o primeiro caso de transmissão comunitária

Um residente do HE testou positivo para o Covid-19 e está em quarentena; o boletim desta sexta contabiliza 10 casos confirmados na cidade

Divulgação -

Por Cíntia Piegas e Vinícius Peraça
[email protected]

O primeiro caso de transmissão comunitária de Covid-19 foi confirmado em Pelotas. Trata-se de um residente da Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) que testou positivo para o novo coronavírus. Por meio de informativo oficial, a superintendente do HE, Samanta Winck Madruga, explicou todas a medidas adotadas. Já a Prefeitura, confirmou no início desta sexta-feira (10) que o município chega a dez casos de Covid-19.

No HE, o residente atua no Programa de Residência Médica em Clínica Médica. "Ele fez teste rápido que apontou positivo e foi afastado por 14 dias, ou até o resultado do PCR der negativo", confirmou Samanta. Ainda conforme o informativo, trata-se de um contactante assintomático. Ela só não soube responder se o mesmo trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Areal, como consta nas mensagens que cirularam pelas redes sociais. Uma lista com o nome de pessoas que tiveram contato com o residente está sendo encaminhada à Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST) e todos serão monitorados. A orientação é para que os mesmos, na ocorrência de sintomas, informem a unidade. "Caso o contactante apresente sintomas, ele será afastado de suas atividades e deverá realizar o teste rápido sorológico, a partir do 10° dia", diz nota. Segundo as mensagens, em torno de dez pessoas tiveram contato com o infectado. "Eles continuam trabalhando, com uso de máscara para proteção coletiva".

No iníco da tarde, a reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde para confirmar se o residente também atuava na UPA, no entanto, o retorno foi às 16h30min, através de matéria de assessoria. Nela consta que o infectado é um homem de 29 anos, que não esteve em viagem nos últimos dias, nem manteve contato direto com pacientes confirmados positivos para Covid-19. Não sendo possível identificar a origem de sua contaminação, ela se caracteriza como transmissão comunitária. A Vigilância Epidemiológica do Município, em conjunto com a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, investiga a situação deste caso e está tomando as medidas necessárias para mitigação de danos e controle da transmissão.

Dez casos confirmados
Dos novos casos, quatro são mulheres, com idades de 52, 54, 61 e 63 anos. As pacientes permanecem em casa, em isolamento domiciliar, com a evolução de seus quadros de saúde monitorada pela Secretaria de Saúde. Todas estiveram em viagem para locais onde o vírus se alastrou, e lá tiveram contato com pessoas infectadas. Esses casos foram analisados por laboratórios particulares que passaram a ser credenciados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), não necessitando mais de contraprova.

Mudança no atendimento da UBS
Para evitar a propagação do novo coronavírus em Pelotas, a prefeitura adotou mais medidas para retardar o avanço da doença na cidade. Uma delas está relacionada à Atenção Primária, no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que restringe o contato de pacientes com e sem sintomas de síndrome gripal.

A partir de segunda-feira (13), o acolhimento pelas equipes das UBSs será feito da seguinte maneira: pela manhã, das 8h às 12h, devem procurar as unidades apenas as pessoas com sinais de síndrome gripal (febre, tosse, coriza).

À tarde, das 13h às 17h, devem procurar as unidades apenas os usuários sem sinais de síndrome gripal, que precisam do atendimento para outras necessidades de saúde (vacina, receitas, pré-natal, sintomas agudos não gripais, entre outras).

Equipe da Secretaria de Saúde (SMS) pede a colaboração da comunidade para respeitar a divisão dos turnos, permitindo que, desta forma, o Município possa conter a propagação da Covid-19. Entre os turnos, a limpeza das unidades será reforçada, destaca a secretária de Saúde, Roberta Paganini. “A ideia é evitar que pessoas com e sem sintomas de gripe se cruzem dentro das UBSs”, justifica.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Estado publica circular com orientação sobre tratamento com cloroquina

Avenida da praia é fechada no primeiro dia de feriadão Próximo

Avenida da praia é fechada no primeiro dia de feriadão

Deixe seu comentário