Em dia

Período de férias pode ser um bom momento para atualizar as vacinas

As doses do calendário básico podem ser encontradas na rede de saúde, estando todas disponíveis nas UBSs de Pelotas

Paulo Rossi -

O período de férias pode servir também para atualizar a carteira de vacinação. As vacinas do calendário básico podem ser encontradas na rede de saúde, estando todas disponíveis nas UBSs de Pelotas.

A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Regina Reis Gomes, engrossa o coro para lembrar da importância de manter a carteira atualizada. Segundo ela, apesar do período ser bom pela disponibilidade de horários a quem está de férias, em qualquer período do ano é possível encontrar as vacinas básicas disponíveis. A falta de estoque, que antes podia ser um problema, não preocupa hoje.

A vacinação já eliminou diversas doenças no país. Um exemplo é a pólio, lembra Maria Regina. Ainda assim, é importante manter as doses atualizadas, para evitar um retorno, devido ao fato de ainda haver casos em outros países. “Todas as vacinas são importantes para diminuir, evitar e eliminar doenças”, comenta.

Apesar das campanhas, ainda há casos de pais deixando de fazer algumas vacinas em seus filhos. Maria Regina considera a dificuldade de manter as populações imunizadas algo causado pela grande quantidade de vacinas, o que provoca alguma resistência. Outro motivo seria a ausência de epidemias há muitos anos. “As pessoas não viram as doenças, então pensam, por que fazer?”, lamenta Regina. Ela alerta para a possibilidade de retornos de epidemias, caso as doses deixem de ser feitas.

Centro de Especialidades
O Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria, também possui vacinas especiais, como para a febre amarela. Embora não seja obrigatória, é comumente feita por quem viaja. É o caso do menino Alan. Aos oito anos, foi passar as férias no Paraná. Pela proximidade com as zonas de risco, a mãe Cleonice Ferreira Barcellos achou melhor prevenir. “Assim, ele fica com tudo certo na carteirinha”, garante.

Divisão por grupo
O Ministério da Saúde divide por idades as vacinas básicas. Embora algumas sejam em dose única, outras precisam de reforços, como os casos da Dupla Adulto (DT), injetada para combater a difteria e o tétano, e com necessidade de reforço a cada dez anos.

8

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Municípios da região acumulam prejuízos com a estiagem Anterior

Municípios da região acumulam prejuízos com a estiagem

TRF3 derruba liminar que impedia exportação de bois vivos Próximo

TRF3 derruba liminar que impedia exportação de bois vivos

Deixe seu comentário