Monitoramento

Persistência da chuva aumenta alerta de cheias para a região

Situação se estende pelo menos até a sexta-feira; em Pelotas 58 pessoas tiveram que deixar suas residências

Foto: Carlos Queiroz - DP - Canais, arroios e lagoas da região estão com nível mais alto devido a corpos hídricos que desaguam aqui

A alta da Lagoa dos Patos, em decorrência do alto volume de chuvas que atinge o Estado neste mês, tem causado transtornos e tirado famílias de casa em Pelotas e Rio Grande. A preocupação aumenta diante da última atualização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) que mantém o alerta hidrometeorológico no centro-sul, com previsão de mais chuva para os próximos dias.

Em Pelotas, segundo dados do Sanep, choveu 96 milímetros somente nesta semana. Com isso, a situação que já estava complicada nas regiões próximas à Laguna dos Patos e ao Canal São Gonçalo ficou ainda pior. Na madrugada de terça-feira, equipes da Defesa Civil resgataram 50 moradores da Vila do Cedrinho, na Colônia Z-3, e até o fim da tarde dez famílias estavam abrigadas no Salão Paroquial da localidade.

Outro local afetado é o Pontal da Barra, no qual o trânsito de carros e pedestres segue impossibilitado. Para sair da região, os moradores precisam pegar um barco até o ponto onde os carros ainda conseguem se deslocar. Segundo a Prefeitura, chegar até esses locais para oferecer assistência tem sido um dos maiores problemas. Para isso também estão sendo utilizados barcos, caminhões e patrolas para ajudar a desobstruir caminhos.

“Durante a tarde tentamos levar cestas básicas com a ajuda de uma patrola, mas não foi possível ir adiante da curva. A estrada teve que ser fechada por causa do perigo que oferece especialmente para quem tenta cruzá-la a pé”, disse o coordenador da Defesa Civil, Fernando Bizarro. O Município segue arrecadando materiais essenciais como água potável, alimentos não perecíveis e cobertores, para distribuir às famílias que vêm sendo afetadas pelas chuvas. As doações podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Assistência Social, no Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e nas agências do Banrisul.

Em Rio Grande, mais problemas
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), somente neste 19 dias já choveu mais de 300 milímetros no Município, 44 milímetros nesta segunda e terça-feira, quantidade que tem causado prejuízos e alagamentos principalmente nas ilhas. No distrito de Povo Novo 26 pessoas precisaram ser resgatadas pela Defesa Civil, sendo que quatro delas foram para o abrigo montado no Salão Paroquial da localidade e as demais estão em casa de familiares ou amigos. Além disso, outras cinco pessoas precisaram deixar suas residências, três na Ilha dos Marinheiros e duas na Ilha da Torotama.

A Prefeitura afirma que a situação gera preocupação, já que, além do nível da Lagoa dos Patos estar acima do normal, aproximadamente 27 rios ainda estão desaguando no ponto e há previsão de continuidade das chuvas. Como parte do plano de contingência, abrigos seguem montados para atender a população atingida. Esses estão localizados no Ginásio Lemos Júnior (Centro), Sport Club Santo Antônio e Salão Paroquial (Povo Novo) e Salão Paroquial (Vila da Quinta).

Previsão do tempo
A chuva deve seguir persistente até o final da semana. Segundo boletim meteorológico divulgado pelo governo do Estado, a região sul está em alerta vermelho para chuvas volumosas e cheias nos rios e arroios. Para quarta-feira estão previstos em torno de 15 a 25 milímetros de acumulado, já na quinta-feira esse volume aumenta para até 40 milímetros.
Na sexta-feira, um fluxo de umidade vindo do norte, junto a um centro de baixa pressão vai favorecer ainda mais a instabilidade, dessa vez a chuva pode acompanhada de eventual queda de granizo e rajadas de vento. O acumulado do dia pode passar de 60 milímetros.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bazar solidário do Grupo de Apoio da Beneficência começa na Malcon Anterior

Bazar solidário do Grupo de Apoio da Beneficência começa na Malcon

20 de setembro: Uma chama acesa nos corações dos gaúchos Próximo

20 de setembro: Uma chama acesa nos corações dos gaúchos

Deixe seu comentário