Estudo
Pesquisa Nacional de Saúde começa nesta segunda
Serão visitados 108 mil domicílios em todo o Brasil e 4,33 mil no RS, na Zona Sul, seis municípios integram a lista
Carlos Queiroz -
Começa nesta segunda-feira (2) na Zona Sul a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). O trabalho, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contempla seis municípios da região: Pelotas, Rio Grande, Canguçu, Piratini, São Lourenço do Sul e Jaguarão. A pesquisa vai até o final do ano, quando o Instituto pretende ter passado em 126 municípios e 4,33 mil domicílios só no Rio Grande do Sul. Os resultados devem ser conhecidos em 2020.
O principal objetivo da pesquisa, base para o planejamento de políticas públicas, é produzir dados sobre a situação de saúde e estilo de vida da população brasileira. Serão reunidas informações relacionadas a auxílio de idosos, preferências de locais para atendimento médico e sobre a realização de exames, por exemplo. A última pesquisa desse tipo foi realizada em 2013.
“A ideia é reunir dados sobre como a população se relaciona com as questões de saúde. Onde buscam atendimento, postos municipais, hospitais, a quem recorrem, qual a percepção do Sistema Único de Saúde, entre outros assuntos”, comenta a coordenadora regional do IBGE, Tatiana Gautério. Serão visitadas residências nas zonas Rural e Urbana. As coletas vão incluir dados sobre outras áreas que também estão relacionadas à saúde da população. Também integram a pesquisa dados sobre nível de escolaridade, trabalho, moradia e saneamento básico. “É garantido o sigilo de todas as informações pessoais dos entrevistados. As pessoas que farão os questionamentos estarão identificadas com colete, crachá”, explica a coordenadora, que espera boa recepção da pesquisa na região.
A saúde dos brasileiros
A pesquisa é realizada através de convênio com o Ministério da Saúde e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A PNS investiga a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, quantifica a população com incapacidades físicas, aborda questões como sedentarismo, tabagismo, dieta, consumo de álcool, saúde bucal, se os moradores sofreram algum tipo de violência, a realização de exames preventivos e a percepção da população sobre o SUS. Também serão coletados dados sobre peso e altura, além da incidência de obesidade.
Novidades desta edição
Diferentemente de 2013, a nova etapa contempla questões sobre a paternidade e exames pré-natal direcionado a homens. Também terá um módulo sobre a atividade sexual, aplicada para maiores de 18 anos. Serão aplicadas perguntas sobre o uso de preservativos e a idade que a pessoa teve sua primeira relação. Outro módulo será direcionado às relações e condições de trabalho. Neste ponto, serão perguntas para detectar condições insalubres no ambiente de trabalho, além de problemas de saúde relacionados a isso.
Para evitar dúvidas
Os agentes de pesquisa do IBGE estarão identificados com crachá e usarão equipamento eletrônico de coleta de dados (computador de mão). Os moradores poderão confirmar a identidade do entrevistador em ligação telefônica gratuita para o 0800-721-8181.
PNS na Zona Sul
Canguçu
Jaguarão
Pelotas
Piratini
São Lourenço do Sul
Rio Grande
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário