Setembro
Começa a Semana da Pátria em Pelotas
Programação teve início com chegada do Fogo Simbólico ao Altar da Pátria
Jô Folha -
E para a Centelha reservada, está em andamento a Semana da Pátria 2019. A 82ª Corrida do Fogo Simbólico, realizada no domingo (1º), às 9h, inaugurou o evento, cuja cerimônia de abertura ocorreu uma hora depois, no Altar da Pátria. São sete dias de atividades alusivas à exaltação da liberdade e do patriotismo.
A Corrida do Fogo Simbólico contou com cerca de 20 participantes, entre militares, alunos do Colégio Tiradentes e membros grupo de corridas da Hercílio.com. Eles saíram do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) de Pelotas, na avenida Duque de Caxias, e pouco antes das 10h chegaram com a tocha até o Altar da Pátria, onde autoridades civis e militares ensaiavam o protocolo da abertura da Semana da Pátria. Com o fogo presente, os hinos da Independência e Nacional foram entoados, antecipando o discurso do comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (Bda Inf Mtz), general Ernesto de Lima Gil, que realizou o acendimento da Pira da Pátria. “É uma satisfação. Uma semana de todos os brasileiros. Passamos por diferentes estágios até ratificarmos nossa independência. Serão dias que remeterão a valores como democracia, liberdade, soberania e amor”, disse.
Programação
Para marcar os 197 anos da Independência do Brasil, uma série de atividades ainda está prevista. Na quarta-feira, às 20h, haverá sessão magna da maçonaria pelotense, na Loja Maçônica Fraternidade 03. Na quinta, a Câmara Municipal de Pelotas promove uma sessão solene, às 10h. No penúltimo dia de atividades, 6, o grupo de escoteiros São Francisco de Paula promoverá a lavagem e o polimento do monumento a José Bonifácio, na Praça da Catedral, às 15h.
Para o coordenador do grupo, Paulo Pencarinha de Moraes, a ocasião é um momento de culto à data magna da pátria pelo grupo, que participa do evento desde sua fundação, há 25 anos. “Neste momento cívico-patriótico, colocamos em prática tudo o que aprendemos e vivenciamos no nosso dia a dia pela prática do escotismo tradicional”, destaca.
Desfile
No sábado, dia 7, as atividades começam na praça José Bonifácio, onde ocorrerá uma homenagem ao patriarca da Independência, que dá nome ao local, José Bonifácio, às 8h45min. A novidade neste ano é que a Parada da Juventude ocorrerá juntamente com o desfile. A expectativa é que, com a alteração, o público aumente. “Esperamos que chegue a 20 mil pessoas”, revela André Luís Borges Pereira, presidente do Núcleo da Liga da Defesa Nacional (LDN) em Pelotas. Em seguida, às 9h, ocorre o tradicional Desfile Cívico-Militar da Independência, com participação de estudantes de escolas municipais, estaduais, assistenciais e particulares, além de escoteiros e de grupamentos civil e militar. A concentração das escolas particulares e assistenciais será na rua Padre Felício, entre a rua Gonçalves Chaves e a rua Padre Anchieta. No caso das escolas públicas, será a rua 15 de Novembro, entre Padre Felício e Antônio dos Anjos. A Dispersão, para todos os participantes, será na Rua Santos Dummont, entre a avenida Bento Gonçalves e a rua Doutor Amarante, e desta até a rua Padre Felício.
Alterações no dia do desfile
No dia do desfile, é preciso ficar atento às alterações no trânsito no centro da cidade. A feira de hortifrutigranjeiros que ocorre no entorno do parque Dom Antônio Zattera será transferida para o canteiro da avenida Bento Gonçalves, entre a rua Almirante Barroso e a avenida Ferreira Vianna. (Colaborou Leon Sanguiné)
Ruas que estarão fechadas no dia do desfile (sábado, 7 de setembro)
Rua Gonçalves Chaves x Rua Barão de Azevedo Machado
Rua Rafael Pinto Bandeira x Rua Padre Anchieta
Rua Rafael Pinto Bandeira x Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira
Rua Gonçalves Chaves x Rua da Luz
Rua Antônio dos Anjos x Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira
Rua Gonçalves Chaves x Rua Antônio dos Anjos
Rua Padre Felício x Rua Padre Anchieta
Rua Padre Felício x Rua Gonçalves Chaves
Rua Padre Anchieta x Rua Dr. Amarante
Rua 15 de Novembro x Rua Padre Felício
Rua 15 de Novembro x Rua Antônio dos Anjos
Avenida Bento Gonçalves x Rua Almirante Barroso
Rua Santa Cruz x Avenida Bento Gonçalves
Rua Félix da Cunha x Avenida Bento Gonçalves
Rua Padre Anchieta x Avenida Bento Gonçalves
Rua 15 de Novembro x Avenida Bento Gonçalves
Rua Andrade Neves x Rua Padre Felício
Rua Andrade Neves x Rua Doutor Amarante
Rua General Osório x Avenida Bento Gonçalves
Rua Marechal Deodoro x Rua Padre Felício
Rua Marechal Deodoro x Rua Dr. Amarante
Rua Barão de Santa Tecla x Avenida Bento Gonçalves
Rua Santos Dumont x Avenida Bento Gonçalves
Rua Santos Dumont x Rua Dr. Amarante
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário