Mudança

Placas do Mercosul cada vez mais próximas

Se todos os fabricantes conseguirem se adaptar, mudança deverá começar a ser implantada a partir do próximo dia 17

Divulgação -

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou o início do emplacamento no padrão Mercosul. Previsto para ter iniciado no último dia 1°, uma nota do órgão escalonou por Estado a colocação. No Rio Grande do Sul, o prazo limite para o início será o dia 17 de dezembro. A medida, porém, ainda é confusa e os Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVAs) seguem sem muita certeza de como funcionará a questão.

Sabe-se, porém, que a obrigatoriedade valerá inicialmente para veículos em primeiro emplacamento ou que passarem por transferências de municípios ou propriedade. A mudança ocorrerá também quando houver a necessidade de mudança por perda, dano ou difícil identificação da placa. O sistema da alteração será todo informatizado, explica o diretor de um CRVA, Evaldo Afrânio Pereira da Silva. Mas, até agora, só as medidas publicadas em resoluções do Contran dão uma luz ao que será feito. "O pessoal chega lá querendo a informação e a gente ainda não tem", lamenta.

As novas placas também não foram recebidas pelos CRVAs. Evaldo acredita que até o dia 14 elas devem chegar, para já iniciar os trabalhos no dia 17. A expectativa é que não hajam novos adiamentos. O último foi feito porque as empresas cadastradas junto aos Detrans dos estados ainda não haviam, em grande maioria, conseguido a liberação para confeccionar as novas placas. Segundo nota no site do Detran gaúcho, há duas empresas cadastradas para fabricar as chapas-base e cerca de 84 para estampar, sendo esse número dinâmico, conforme os pedidos. Mas, mesmo após os cadastros junto ao Detran, é necessária a liberação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Algumas das novidades na nova placa serão os dispositivos de segurança, como o uso de QR Code para evitar clonagens. Elas serão formadas por sete caracteres e, no topo, haverá uma faixa azul com o nome do país e sua bandeira no extremo direito. Na esquerda, haverá o emblema do bloco do Mercosul.

Mudança no antepenúltimo número
O formato atual de identificação da placa, com três letras seguidas de quatro números, deixará de existir. A resolução 741 do Contran institui que passará para três letras, um número, outra letra e mais dois números. Ou seja, ao invés de ser o tradicional LLL1111, o formato passará a ser LLL1L11. A substituição do antepenúltimo número por uma letra seguirá um padrão pelo qual o algarismo será substituído por uma letra de A a J, conforme a tabela abaixo.

Confira a tabela
0 - A
1 - B
2 - C
3 - D
4 - E
5 - F
6 - G
7 - H
8 - I
9 - J

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais vagas na Educação Infantil Anterior

Mais vagas na Educação Infantil

Inscrições para o Programa Mais Médicos terminam nesta sexta-feira Próximo

Inscrições para o Programa Mais Médicos terminam nesta sexta-feira

Deixe seu comentário