Infraestrutura
Por melhorias no Jardim do Prado
Além da poeira e dos buracos, o local ainda sofre com alagamentos em dia de chuva
Jô Folha -
Os moradores do loteamento Jardim do Prado, na Zona Norte de Pelotas, tem se sentido desatendidos pelo Poder Público. Eles relatam que problemas como buracos, poeira e alagamentos em dias de chuva persistem no local há anos. Para chamar a atenção das autoridades, uma faixa foi colocada na entrada do bairro. A prefeitura diz que estuda uma forma de solucionar a situação.
“Tá sempre com buraco, nunca é arrumado”, relata a dona de casa Greici Roll, 39, que classifica a situação do bairro como “precária”. Moradora do local há 17 anos, ela conta ainda que em dias de chuva, parte do loteamento fica alagado. Ela relembra que algumas vezes, a casa de sua mãe - na rua três - quase foi invadida pela água. “Ali alaga tudo, ninguém sai. Só de bota ou descalço, porque fica tudo embaixo d’água”, explica Greici.
O comerciante Jacks Braga, 40, diz que há cerca de dez anos os moradores do bairro se reúnem e pedem ensaibramento das ruas e um projeto para acabar com os alagamentos, mas nada foi feito. “Nós fizemos tudo o que podíamos e hoje, a gente desacredita nos órgãos públicos. É percebido que o dinheiro investido na área central de Pelotas é muito superior ao que a gente vê nos bairros”, lamenta Braga. Além de falar também sobre a questão dos alagamentos - que ocorrem da rua dois, até a rua cinco -, ele ainda reclama que ao realizar a limpeza de bueiros, algumas tampas acabaram sendo quebradas por equipes da prefeitura e não foram substituídas.
“Queremos solução já”
Na tentativa de chamar a atenção das autoridades, uma faixa foi colocada em frente à entrada do bairro. Entre as mensagens do manifesto está a lamentação pelos problemas que “fazem parte da rotina” e um pedido de “solução já”.
O responsável pela ação é o aposentado Adão Ferreira, 69, que teve a iniciativa por conta da inconformidade dos moradores com a situação do local. Para ele, por se tratar de uma região pequena, a dificuldade para resolver os problemas é menor. “É só uma questão de boa vontade para que as coisas pudessem ser feitas aqui. Não se preocupam em ver o bem-estar das pessoas e isso é lamentável. Imagina o prejuízo que causa para quem tem carro ou até mesmo bicicleta. É horrível nossa situação aqui”, lamenta Ferreira.
Morador do Jardim do Prado há 22 anos, o aposentado diz que quando o bairro foi criado, a situação “não era tão ruim”, mas foi piorando com o aumento populacional.
Situação em análise do Poder Público
Em nota, a prefeitura informou que estuda uma forma de solucionar a questão dos alagamentos e alega que eles ocorrem devido à forma como os canos são colocados. “A drenagem acaba sendo prejudicada, muitas vezes, em função de tubulações serem instaladas de forma irregular pela população, obstruindo o escoamento das águas pluviais”, explica o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes.
“Para que o escoamento funcione corretamente, as tubulações precisam obedecer uma declividade e, quando os canos são de tamanhos variados, isso não ocorre, mas estamos trabalhando para solucionar a questão”. O secretário ainda argumenta que rotineiramente realiza o patrolamento e o ensaibramento de ruas. A respeito da reclamação de Jacks sobre a quebra de algumas tampas de bueiros, Suanes informou que irá verificar a situação e, caso seja necessário, fará a substituição.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário