Cultura
Portugueses ganharão evento especial no próximo ano
Em visita à cidade, autoridades lusitanas divulgaram o encontro das comunidades portuguesas
Jô Folha -
No próximo ano, Pelotas sediará o 30º Encontro das Comunidades Portuguesas do Cone Sul. Realizado anualmente desde 1988, o evento integra portugueses e seus descendentes para debates e confraternizações sobre as raízes lusitanas. Autoridades portuguesas e luso-brasileiras cumprem agenda em Pelotas com o objetivo de fortalecer os laços com a cidade.
A última edição do evento ocorreu em Colônia del Sacramento, no Uruguai, entre os dias 3 e 5 de novembro. A expectativa é de que em solo pelotense o encontro ocorra de 16 a 18 do mesmo mês. Programações culturais como teatro, cinema e fotografia deverão ser algumas das atividades. Debates sobre as prioridades para o futuro, envolvendo juventude, capacitação institucional, inovação e empreendedorismo também entrarão na agenda.
Pelotas foi escolhida para sediar o encontro devido à forte colônia portuguesa do município. Em reunião com secretário de estado e embaixadores lusitanos a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) destacou a influência dos portugueses na arquitetura, na cultura e na gastronomia pelotenses, responsáveis ainda pelo desenvolvimento inicial do município. "Pelotas é a parte portuguesa do Rio Grande do Sul", diz.
O secretário de estado das comunidades portuguesas, José Luis Carneiro, explicou que a finalidade do encontro é estreitar as ligações luso-brasileiras através da valorização da cultura, dos descendentes e da língua portuguesa. "O Brasil tem uma das maiores redes de consulados portugueses do mundo", aponta. Neste sentido, ele ressalta a importância de se conhecer as condições de trabalho dos consulados - atividade que vem exercendo durante sua visita ao Brasil.
Além de visitar o Paço Municipal, a comitiva portuguesa também passou pelo Centro Português Primeiro de Dezembro e pelo Centro Histórico da cidade. A noite foi finalizada com um jantar junto à comunidade. Nesta quinta-feira (29) eles devem ir à Beneficência Portuguesa e participar de uma reunião sobre o 30º Encontro das Comunidades Portuguesas do Cone Sul. Eles já passaram por Porto Alegre e nos próximos dias seguem para Santos, Belém do Pará e São Luiz do Maranhão.
Integram a comitiva o embaixador de Portugal Jorge Cabral, o embaixador Júlio José de Oliveira Carranca Vilela e o secretário de estado das comunidades portuguesas José Luis Carneiro.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário