Incerteza

Possível encerramento da Fase C da UTE Candiota preocupa comunidade

Fase C entrou em operação em 2011 e emprega mais de dois mil funcionários diretos e terceirizados

Foto: Divulgação - Ibama - Moradores e prefeitos de municípios do entorno temem pelo impacto para o emprego e a renda das comunidades

Por Vitória de Góes
[email protected]

A possibilidade de fechamento da Fase C da Usina Termelétrica (UTE) Presidente Médici, de Candiota, tem preocupado servidores e lideranças regionais, já que o local emprega mais de dois mil moradores da região sul. De acordo com o Sindicato dos Eletricitários do RS (Senergisul), caso a informação se concretize, seis municípios serão diretamente afetados economicamente: Bagé, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Pedras Altas, Candiota e Aceguá. Entretanto, a Eletrobras, responsável pelas operações da UTE, diz não haver confirmação sobre o assunto.

De acordo com o Sindicato, a previsão é que as atividades da Fase C sejam encerradas em 31 de dezembro de 2024 e o anúncio oficial deve ser realizado no dia 12 de julho, em São Paulo. Na segunda-feira, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), junto ao Senergisul, promoveu uma mobilização que reuniu funcionários diretos e terceirizados, vereadores e prefeitos de municípios da região para alertar sobre os impactos que a decisão pode provocar.

A diretora estadual do Senergisul, Maria Cristina Silva da Silva, conta que a empresa já está oferecendo a opção de demissão voluntária para cerca de 200 funcionários concursados. Segundo ela, tal ato causaria uma precarização do serviço e sucateamento da Usina, colaborando para o fechamento da mesma. "Todos os dias chegam 50 ônibus da Kopereck, com 40 lugares, que transportam funcionários de outras cidades. Só aí dá em torno de duas mil pessoas. Cada uma tem família, então acaba afetando mais ou menos 15 mil moradores da região", explica Maria Cristina sobre a importância que a Fase C tem para os municípios da região.

Na tentativa de chamar atenção do governo federal sobre o assunto, a representante esteve nesta semana em Brasília, junto de colegas, durante o lançamento do Plano Safra 2023/2024, com um cartaz que foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na oportunidade, Maria Cristina gritou para chamar a atenção de Lula. Foi durante o primeiro governo do petista que a unidade foi viabilizada, sendo colocada em operação em 2011. "Queremos dignidade, uma transição energética justa. A gente sabe que precisa parar de usar o carvão, mas isso precisa ser gradativo, para ter oportunidade de realocação dessas pessoas", defende a diretora.

Gestores se mobilizam
Representantes do Executivo têm se movimentado em torno do assunto e prestado apoio a Candiota. Na última semana, o vice-prefeito de Pinheiro Machado, Rogério Gomes de Moura (PSB), esteve em Brasília para o cumprimento de audiências e levou a pauta para ao gabinete do deputado Heitor Schuch (PSB), solicitando apoio do governo federal para evitar o fechamento da Fase C.

De acordo com o prefeito do município, vizinho de Candiota, Ronaldo Madruga (PP), os impactos sobre Pinheiro Machado e região seriam péssimos. "Falta de emprego, impacto na geração de renda. Traria problemas para a região difíceis de superar, uma vez que não há outra frente de trabalho que supere a Fase C", ressalta.


O que diz a responsável
Procurada pela reportagem, a Eletrobras, que tem o comando da CGT Eletrosul, não confirmou ou descartou a possibilidade de fechamento da Fase C da Usina de Candiota. A empresa disse apenas que, caso haja uma decisão sobre o tema, será divulgada. "A Eletrobras avalia constantemente negócios que estejam de acordo com sua estratégia. Todo e qualquer negócio ou fato relevante, quando houver, será sempre divulgado pela Eletrobras, pelos meios adequados, de acordo com a legislação vigente", informou a assessoria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Seguindo tendência nacional, região apresenta saldo positivo de empregos nos últimos 12 meses Anterior

Seguindo tendência nacional, região apresenta saldo positivo de empregos nos últimos 12 meses

Média de violações à pessoa idosa em Pelotas é quase dobro da nacional Próximo

Média de violações à pessoa idosa em Pelotas é quase dobro da nacional

Deixe seu comentário