Sujeira

Precariedade de limpeza em avenida do Laranjal incomoda moradores

Mato alto e grande quantidade de sujeira de uma valeta marcam todo um lado da via

Foto: Carlos Queiroz - Moradores relatam a presença de cobras e ratos no local

Por Victoria Fonseca
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

As péssimas condições no entorno de uma valeta que se entende por quase toda a avenida Santa Catarina, na localidade do Balneário dos Prazeres, no Laranjal, têm causado incômodo aos moradores. Todos os resíduos retirados de dentro da vala em uma limpeza foram deixados às margens da estrada. Além disso, outro problema é o acúmulo de lixo e vegetação no local.

Boa parte dos residentes da avenida não tem campo de visão do horizonte do outro lado da rua. Isso porque um grande banco de terra, sujeira e mato alto formaram uma espécie de muro inconveniente. Segundo os relatos de quem vive no endereço, uma limpeza na valeta foi realizada há algum tempo por parte da Prefeitura de Pelotas. No entanto, sedimentos e outros resíduos retirados foram descartados por boa parte da extensão da estrada.

Como consequência, conforme a moradora Paloma Veiga, a aparição de animais como cobras e ratos tem se tornado comum nas residências. A doméstica tem uma filha de seis anos que gosta de brincar no pátio, com isso ela teme que a criança seja picada por alguma espécie peçonhenta. "Limparam a valeta e deixaram a sujeira para cá [na rua]. Tem muitas cobras, já pegamos várias aqui em casa". "E rato", complementa a pequena Isabelle ao lado da mãe.

Já a aposentada Margareth Siqueira, que mora a poucos metros, ressalta que a iluminação da rua está ótima. Contudo, diz temer que a grande vegetação que se acumula na frente da valeta possa servir como esconderijo para criminosos. "Temos medo porque qualquer um se esconde. Isso aí nunca esteve no estado que está agora, o matagal nessa altura." O medo é causado ainda porque na residência mora somente ela e a irmã. "Antes a gente enxergava o campo do outro lado da rua, agora não dá para ver nada", comenta.

Margareth também reforça a crítica de Paloma sobre o descarte da sujeira da valeta. A aposentada diz ainda que as pessoas aproveitam o estado já precário causado pela falta de limpeza da via para irem até o local descartar mais lixo. "Até lá adiante da rua é assim, essa sujeira que vocês tão vendo. Isso aqui é a avenida Santa Catarina, mas eu não vejo nada de avenida."

O que diz a Prefeitura
Procurada pela reportagem no começo da tarde desta quinta (19), a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura não respondeu aos questionamentos até o fim do dia, no fechamento desta edição.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça determina içamento da ponte férrea do São Gonçalo Anterior

Justiça determina içamento da ponte férrea do São Gonçalo

Colônia Z-3 promove abertura da safra de camarão Próximo

Colônia Z-3 promove abertura da safra de camarão

Deixe seu comentário