Discussões
Prefeitos iniciam maratona em Brasília para tratar da estiagem
Quinze prefeitos do Estado se reunirão com ministérios para reivindicar recursos para os prejuízos causados pela seca
Divulgação -
Quinze prefeitos do Estado iniciam nesta quarta-feira (21) uma maratona de audiências ministeriais para reivindicar recursos para os prejuízos pela estiagem. A bancada gaúcha deve acompanhar a comitiva.
O primeiro compromisso será com o ministro da Integração, Hélder Barbalho. Na sequência, reuniões no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e na Secretaria Nacional da Defesa Civil.
Para quinta-feira estão previstas audiências no Ministério do Desenvolvimento Social, Fundação Nacional de Saúde e no Palácio do Planalto, com o ministro Eliseu Padilha.
Segundo os últimos levantamentos da Defesa Civil gaúcha, os prejuízos na região já somam R$ 971 milhões. Entre os pedidos, solicitação de cinco salários mínimos para famílias de pequenos produtores que tiveram suas produções prejudicadas pela seca; a criação de uma linha de crédito especial para produtores de médio e grande porte. A falta de ajuda financeira dos governos estadual e federal é a principal reclamação. A Defesa Civil alega que o foco são o auxílio humanitário e que os atendimentos só podem ocorrer pós homologações, por parte do Estado ou da União.
Ao todo, 21 localidades da região decretaram situação de emergência, 19 estão com os pedidos homologados e reconhecidos e outras duas estão aguardando a publicação das homologações.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário