Melhoria

Prefeitura agiliza construção do Parque Urbano da Juscelino

Projeto está pronto e início das intervenções na avenida já devem começar na próxima semana

Divulgação -

A prefeitura, por intermédio do acompanhamento do corpo técnico das secretarias de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e de Qualidade Ambiental (SQA), vai iniciar a construção do Parque Urbano da avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, no cruzamento com rua Doutor Cassiano. Para viabilizar a execução, foram feitos ajustes no projeto original, reduzindo custos. 

O início das intervenções está marcado para a próxima segunda-feira (8), com limpeza fitossanitária da área, acompanhamento técnico da SQA, simultânea à construção dos taludes de contenção, e regularização preliminar do pavimento do entorno.

Conheça a mudança a caminho

A área destinada ao Parque Urbano, atualmente, exige, do município, a retirada constante de acúmulos de lixo proveniente de descartes irregulares e é um local sem aproveitamento pela população. O terreno é de 130 metros de comprimento por 45 de largura, onde será preservada toda a mata existente na parte central.

O projeto transformará o atual terreno, disponibilizando à comunidade espaços de lazer, caminhadas, recreação, estar e contemplação, integrando-se ao contexto urbano de futuros empreendimentos e promovendo uma visão urbanística linear junto à praça Palestina e outras áreas. A execução do Parque Urbano será em várias etapas. Conheça o layout

Alternativa estrutural e ecológica

O secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams, explica que o projeto, elaborado pela empresa Inflorescência, previa a construção de gabiões, que são muros de pedras para contenção. A utilização desse material não seria viável dentro dos recursos disponíveis, provenientes de mitigatórias e compensações. Então, as secretarias envolvidas apontaram a adaptação da parte estrutural com o uso de pneus para o talude, reduzindo os custos em torno de 50%.

“Os taludes de pneus são uma alternativa ecologicamente correta e oferecem uma destinação final ao produto poluidor, além de permitir excelente acabamento”, salienta Reydams.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas tem dois novos registros de Covid-19 Anterior

Pelotas tem dois novos registros de Covid-19

Comissão de Saúde cobra HE-UFPel sobre médica Próximo

Comissão de Saúde cobra HE-UFPel sobre médica

Deixe seu comentário