Pandemia

Prefeitura reforça orientações de prevenção à Covid-19

Orientações vêm após alta de casos em Pelotas

Foto: reprodução - DP - Vacina contra a doença continua disponível em diversos pontos da cidade

Diante do atual cenário epidemiológico em Pelotas, com 2,5 mil novos casos de infecções por coronavírus registrados nos últimos 30 dias, a Prefeitura se manifestou nesta sexta-feira (23) reforçando as recomendações de prevenção à doença. O pedido do Município é para que a população fique atenta à complementação do esquema de imunização, com aplicação das doses de reforço. Além disso, a indicação é pelo uso de máscaras de proteção por pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19, como imunossuprimidos, idosos, gestantes e quem apresenta múltiplas comorbidades.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre 22 de novembro e 22 de dezembro 2.531 pessoas foram infectadas pela doença. Além disso, foi observado o aumento da ocupação de leitos com relação ao início do mês. Na sexta-feira, 36 pessoas ocupavam leitos de enfermaria e dois de terapia intensiva. Há 30 dias, cinco pacientes ocupavam vagas de enfermaria e não havia internados na UTI.

As equipes da SMS também orientam sobre o isolamento de casos suspeitos e confirmados para Covid-19 e para quem teve contato com indivíduos infectados. Máscaras são recomendadas para pessoas em situações de maior risco de contaminação pela doença, em locais fechados e mal ventilados, com aglomeração e em serviços de saúde. A higienização frequente das mãos, com álcool 70% ou água e sabão, também faz parte das regras.

Imunização como principal medida para combater a Covid-19

Para a diretora da Vigilância em Saúde da SMS, Aline Machado da Silva, a vacinação é a principal medida para combater o coronavírus. Para atender à demanda da população, entre segunda (26) e sexta-feira (30), a imunização estará disponível nas UBSs, Ambulatório da UCPel, bancas 16 e 17 do Mercado Central e no Trailer da Vacina, conforme o cronograma semanal.  Neste sábado (24), não haverá aplicação em razão da véspera de Natal.

Durante a próxima semana, o Ambulatório da UCPel não prestará atendimento à noite. A partir do dia 2 de janeiro, o funcionamento volta ao horário habitual, das 8 às 20h. Também a partir do primeiro mês do ano novo, o Mercado Central passará a aplicar as vacinas entre as 8h30min e as 12h30min aos sábados.

Confira a programação de vacinação

Entre segunda a sexta-feira

- Bancas 16 e 17, Mercado Central: das 8 às 17h

- Trailer da Vacina: das 10 às 15h, nos bairros, conforme o cronograma semanal

- Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h - exceto as Unidades da Balsa e do Jardim de Allah, que funcionam somente até as 13h30min

- Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas: das 8 às 18h (atendimento voltado ao público com comorbidades e/ou de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias)

Sábados (exceto nos dias 24 e 31)

- Bancas 16 e 17, Mercado Central: das 8h30min às 12h30min


Veja o cronograma do trailer da vacina

Segunda-feira (26) - avenida Rio Grande do Sul, 1.455, Laranjal (próximo da loja Kitijolo)

Terça-feira (27) - rua Doutor Boaventura Leite, 470, Bom Jesus (próximo da loja Mascate)

Quarta-feira (28) - avenida Duque de Caxias 734, Fragata (em frente ao Cras)

Quinta-feira (29) - avenida Domingos de Almeida, 1.490, Areal (Museu da Baronesa)

Sexta-feira (30) - avenida Doutor Antônio Augusto de Assumpção, Laranjal, próximo ao número 9.020

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hospital Escola lança convocação emergencial de anestesistas Anterior

Hospital Escola lança convocação emergencial de anestesistas

Alunos da UCPel apresentam diagnóstico de revitalização para Pinheiro Machado Próximo

Alunos da UCPel apresentam diagnóstico de revitalização para Pinheiro Machado

Deixe seu comentário