Gravidez

Preparando para o parto

Curso de Gestantes, promovido pelo HE-UFPel, busca informar e esclarecer dúvidas de grávidas durante cinco encontros semanais

Paulo Rossi -

O Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) e o Núcleo de Pesquisa e Estudos com Crianças, Adolescentes, Mulheres e Famílias (Nupecamf), da Faculdade de Enfermagem, firmaram uma parceira com o objetivo de promover a primeira edição do Curso de Gestantes. Na quarta-feira (20) aconteceu o segundo, dos cinco encontros, que ocorrerão semanalmente até o dia 10 de abril no auditório do HE, localizado na rua Professor Araújo, 433. Uma equipe multiprofissional - formada por médico e enfermeiro obstetra, pediatra, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, educador físico, psicólogo e terapeuta ocupacional - vai ministrar cinco palestras a cerca de 30 grávidas. Segundo a organização, o principal objetivo é promover uma preparação para o parto e humanizar o processo.

O curso é dividido em cinco módulos, com encontros de aproximadamente uma hora de duração cada. Um cronograma especial foi montado especialmente para dar todas as informações necessárias sobre o que acontece na maternidade e tirar as dúvidas mais comuns entre as gestantes. "Queremos prepará-las para o parto, um momento tão sensível que é a maternidade", explica a assistente social Ana Elizabete Rocha. Nesta quarta-feira, foi abordado a anatomia, fisiologia, sentimentos comuns e autocuidado na gestação e ergonomia. Na próxima, as medidas não farmacológicas de alívio da dor durante o parto e os tipos dele serão o foco. Já no dia quatro de abril, será dada uma aula sobre como dar banho e amamentar o bebê, além de explicação de como funcionam as primeiras vacinas e o teste do RN. O último encontro, no dia 10, terá como tema "Mulher no puerpério: cuidados, fisiologia e métodos contraceptivos".

O Curso de Gestantes é uma realizaçãodo projeto de extensão Prevenção e Promoção da Saúde em Grupo de Gestantes e Puérperas, que idealizou a iniciativa com base na preocupação existente por parte do Hospital-Escola para com as grávidas. De acordo com a enfermeira e professora Marilu Soares, a instituição se preocupa em manter uma equipe multidisciplinar para dar o suporte que as mulheres precisam. Para atrair mais público, atualizar a metodologia utilizada e difundir as ideias que servem como ajuda e apoio, o curso foi criado neste ano. "Essa é apenas a primeira edição", afirma Marilu. Ela ressalta que o curso é gratuito e aberto à comunidade, já que se trata de algo promovido por uma universidade federal. O que se espera, assim, é atingir o maior número de pessoas possível.

No último encontro, o curso será encerrado com uma confraternização e o sorteio de um ensaio fotográfico. O prêmio, bem como o certificado de participação, só serão dados àquelas que participarem de, pelo menos, três módulos. A interação promovida durante os encontros foi um dos pontos elogiados por Janaize Neves, que está grávida de oito meses, à espera de um menino. Ela trabalha na UFPel e ficou sabendo da iniciativa através da publicação de um professor. Janaize está aproveitando esses últimos momentos antes do parto - previsto para abril - para pegar algumas dicas e tirar dúvidas. "Os profissionais são muito capacitados", elogia.

Como participar
Para se inscrever no Curso de Gestantes, a mulher deve procurar o Serviço Social do HE (rua Porfessor Araújo, 538) ou encaminhar um e-mail para [email protected], informando o nome completo e o telefone para contato. Trinta vagas são oferecidas, mas, segundo Marilu e Ana Elizabete, todas as mulheres serão bem-vindas, mesmo sem cadastro prévio e sem a intenção de ganhar um certificado ao final do evento. Além disso, serão acolhidas - independentemente do local onde realizam o pré-natal da gestação.

Programação para as próximas semanas
27/03 - Módulo 3
Medidas não farmacológicas de alívio da dor durante o parto
Tipos de parto

03/04 - Módulo 4
Banho do bebê
Amamentação
Primeiras vacinas e teste do RN

10/04 - Módulo 5
Mulher no puerpério: cuidados, fisiologia e métodos contraceptivos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Curso de Odontologia da UCPel seleciona pacientes com necessidade de  prótese total dupla Anterior

Curso de Odontologia da UCPel seleciona pacientes com necessidade de prótese total dupla

Santa Casa de Pelotas elege novo provedor Próximo

Santa Casa de Pelotas elege novo provedor

Deixe seu comentário