Acidente

Princípio de incêndio muda a programação do Cine UFPel

O acidente no prédio da UFPel ocorreu dias depois da destruição do Museu Nacional do Rio de Janeiro; agora, adequações devem ser feitas, mas sem previsão de retorno das atividades

Jô Folha -

No último sábado, um princípio de incêndio atingiu o prédio da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM), na Lobo da Costa, 447 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O local, que agora está interditado por tempo indeterminado, é sede de cinco unidades administrativas da faculdade, sendo uma delas o Cine UFPel. As atividades da equipe terão continuidade no decorrer desta semana no Museu do Doce, no Casarão 8, com a exibição da Mostra do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro. Porém, os próximos dias são incertos.

O acidente aconteceu em um dos laboratórios situados no prédio, em virtude de problemas com um equipamento de estufas. Para controlar o fogo, os responsáveis entraram em contato com os bombeiros. Não houve feridos, mas de acordo com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Otávio Martins Peres, os profissionais consideraram melhor fechar o local. Um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) foi elaborado há dois meses e está em análise, com previsão para ser aprovado nos próximos dias. O projeto visa a adequação com rotas de fuga, escadas, saídas de emergência e outras instalações que devem ser feitas de forma imediata.

Por causa do acidente, os ajustes a serem realizados se tornaram prioridade para os bombeiros. A meta agora é "se adequar às normas", afirmou o pró-reitor. Todas as atividades foram suspensas, sem previsão para retornar. O prédio da instituição abriga a Coordenação de Convênios e Contratos, de Relações Internacionais (CRInter), as Fundações de Apoio Universitários (FAU) e Delfim Mendes Silveira (FDMS), além da Agência da Lagoa Mirim e o Cine UFPel.

Promovendo a cultura nacional
O Cine UFPel é uma iniciativa dos cursos de Cinema e Audiovisual e de Animação do Centro de Artes, em conjunto com a Coordenação de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC). Lá, são realizadas sessões de forma gratuida. Desde 2015, são exibidas produções cinematográficas brasileiras e latino-americanas, além de curtas produzidos pelos alunos da instituição. O objetivo é divulgar a arte nacional e "instigar o público a conhecer outros filmes", explicou uma das bolsistas do projeto, Yadni Cabral.

Neste ano, o Cine foi prestigiado e convidado a realizar a Mostra do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, uma importante premiação do país. A exibição dos filmes começou na semana passada e teve uma grande adesão do público. Agora, com a interdição da ALM, as sessões continuam no Museu do Doce. Mas o número de visitantes diminuiu bastante. Com pouco espaço e apenas um projetor e uma caixa de som, ficarão até domingo no local. "Semana que vem não se sabe como vai ser", lamentou Yadni. A espera é de que mais pessoas vão até lá nos próximos dias.

Com sessões fixas de quarta à sexta-feira, o Cine tem um grande número de visitas por semana. As divulgações são feitas pela página no Facebook, Instagram e através de e-mail. A intenção do espaço é passar o conhecimento sobre uma cultura que é pouco conhecida e incentivar o seu consumo. As portas estão abertas para a população e mesmo com um número reduzido de visitantes, ainda há aqueles que não abrem mão do serviço oferecido: "Eles são fiéis".

Nova programação da Mostra do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro
Quinta-feira (13/09)
19h - Cora Coralina

Sexta-feira (14/09)
19h - Era o Hotel Cambridge

Sábado (15/09)
16h - Um filme de cinema
19h - No intenso agora

Domingo (16/09)
16h - Pitanga
19h - Gabriel e a montanha

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Terceira licitação para construção de três escolas infantis tem apenas uma empresa interessada Anterior

Terceira licitação para construção de três escolas infantis tem apenas uma empresa interessada

Campanha contra pólio e sarampo alcança 94% das crianças Próximo

Campanha contra pólio e sarampo alcança 94% das crianças

Deixe seu comentário