Dedicação
Prioridade no atendimento às mulheres neste mês
Durante o Outubro Rosa, Unidades Básicas de Saúde vão focar na prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama e em ISTs
Carlos Queiroz -
A partir desta quarta-feira (4), todas as 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas terão como prioridade o atendimento às mulheres. Durante o Outubro Rosa, os profissionais da saúde vão focar na conscientização e na prevenção dos cânceres de colo do útero e de mama, além das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
“Será um mês dedicado às mulheres. Estaremos com nossos profissionais mobilizados para acolher e atender o maior número possível. A prevenção e a informação são fundamentais para se ter uma boa saúde e uma melhor qualidade de vida”, destaca a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).
O principal desafio será o aumento do acesso das mulheres às UBSs, para coleta do exame citopatológico preventivo ao câncer de colo do útero. Para tanto, a mobilização de médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde é a principal ferramenta para atingir o maior número de pacientes. Durante o mês de setembro, os profissionais se reuniram para organizar as iniciativas e estabelecer as metas.
Entre as ações estão previstas a busca ativa de mulheres entre 25 e 64 anos, idade preconizada pelo Ministério da Saúde para coleta de citopatológico. A meta é atingir, em até um ano, 23 mil mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde dentro da faixa etária. As unidades vão priorizar os agendamentos de exames e as consultas preventivas. Serão disponibilizados também os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites.
No dia 17 ocorrerá o lançamento da Caderneta da Mulher Pelotense. O material, que será distribuído pelos agentes e entregue nas UBSs, é um guia completo à saúde da mulher, com dados da paciente, controle de histórico de procedimentos, marcações de exames, dicas de prevenção e informações úteis.
Programação nos postos
►Atividades de educação em saúde com enfoque na mulher dentro das UBSs e espaços comunitários
►Busca ativa para mulheres entre 25 e 64 anos para coleta de citopatológico
►Agenda para atendimento às mulheres
►Disponibilização de material informativo à população;
►Parcerias, em alguns bairros, com meios de divulgações locais para esclarecer e sensibilizar a população da importância do Outubro Rosa
►Dia de embelezamento das mulheres com parcerias de profissionais locais
►Sensibilização para realizar a vacina contra o HPV para escolares
►Disponibilização dos testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites)
►Atividades em sala de espera, roda de conversa sobre o tema Outubro Rosa
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário